Bem-Estar 17Dez

Excessos de Natal: 8 estratégias para não ganhares peso


O Natal está mesmo aí a chegar e, durante estas semanas, vamos estar a expostos a muitas tentações e excessos típicos da época. Para que estes não levem a melhor, põe já em prática estas 8 estratégias para não ganhares peso neste Natal.

Excessos de Natal: 8 estratégias para não ganhares peso


1. Treina mais

Trata-se de matemática simples: quanto mais ativos formos, mais calorias queimamos. Logo, se aumentares a frequência e/ou intensidade dos treinos, as calorias extra do Natal terão um menor impacto no aumento do peso.


2. Planeia a quantidade de doces que vais fazer

Já se sabe que o Natal é uma época de excessos, pelo que vai ser mais fácil controlá-los se não tivermos tantas tentações à frente. Faz apenas o essencial e evita as sobras que vão prolongar os excessos depois das festas.


3. Procura receitas mais saudáveis

Existem várias formas de substituir ingredientes nas receitas e que as tornam igualmente saborosas, mas com muito menos calorias. Dá asas à tua criatividade culinária ou pesquisa opções de receitas mais saudáveis.


4. Mentaliza-te para uma alimentação mais equilibrada após os excessos

Não vale esperar pelo ano novo para voltar a entrar na linha. Se abusaste nos dias 24 e 25, dia 26 é um excelente dia para começar a compensar e reduzir nas calorias. Planeia e assume este compromisso para não ires adiando e fazeres cair no esquecimento os excessos do Natal.


5. Abastece a despensa de produtos saudáveis

Antes do Natal, vai às compras e enche a despensa de produtos bons, pouco calóricos e nutritivos. Assim vais conseguir por logo em prática menus saudáveis sem teres de passar fome ou jejuar durante vários dias.


6. Hidrata-te

No período que antecede as festas, é fundamental manter o organismo bem hidratado. Bebe muita água, água de coco, sumos de frutas especialmente ricas em água (como melão e melancia) e chás. Além de manterem o organismo a funcionar em pleno, vão ter uma ação diurética que ajuda a desintoxicar o organismo.


7. Faz refeições mais leves

Privilegia refeições principais mais leves e compostas maioritariamente por legumes e (poucas) proteínas magras. Os pequenos-almoços e lanches também devem ser refeições equilibradas. São boas alturas para apostar em smoothies, papas de aveia, saladas de frutas e frutos secos.


8. Come num prato mais pequeno

Esta pode parecer uma dica básica e sem grande importância, mas o seu efeito é real e ajuda muito no controlo do peso. Começa a fazer as tuas refeições em pratos mais pequenos. É uma excelente forma de não exagerares na quantidade de comida que ingeres nesta época.
 

Ver também



PUB
Precisa de um crédito?
1