Alimentação 13Mar

Quarentena: o que comprar no supermercado?


O mais importante é não entrar em pânico. Elaborar uma lista rica e variada é meio caminho andado para correr tudo bem. Não sabes o que comprar para os próximos dias? Neste artigo, apresentamos uma lista de compras socialmente responsável para a quarentena.
 

Quarentena: o que comprar no supermercado?


Congelados

Neste período é útil comprar congelados ou congelar alimentos: carne, peixe, legumes, comida pré-preparada, pão e fruta. Assim, poderás garantir que mesmo que compres com alguma antecedência, os alimentos não se vão estragar.


Alimentos embalados/enlatados

É a escolha mais óbvia, pois têm longos prazos de validade. Salsichas, leguminosas em frasco, cogumelos, atum, são alguns dos exemplos.


Bolachas e snacks

Frutos secos (ricos em calorias), fruta desidratada, pipocas de microondas e aqueles biscoitos e bolachas que todos gostam lá em casa e não se estragam com facilidade.


Chocolate

Rico em calorias, é um dos alimentos mais recomendados para ter em casa.


Legumes e frutas

Escolhe produtos de longa durabilidade (couves, alho-francês, beringela, curgete, cenoura, laranja, maçã).


Arroz, massa e leguminosas

Feijão, grão, arroz, massa, couscous, quinoa e lentilhas. Compra as quantidades habituais, sem exagero. 


Lacticínios

Leite, iogurtes, queijos e manteigas, de origem animal ou vegetal.


Produtos de cosmética e limpeza

Principalmente sabonete, detergente da loiça e detergente das mãos. Quanto aos restantes, não faz sentido comprar mais do que o habitual. 


Água

Podemos continuar a beber água da torneira tranquilamente. Caso costumes comprar água engarrafada, compra alguns garrafões, sem exageros. 
 

Dicas importantes

  1. Não se prevê o encerramento dos super e hipermercados. Nada indica que não poderemos ir às compras durante a quarentena preventiva. Como tal, não precisamos de comprar quantidades absurdas de produtos: o carrinho de compras habitual, com alguns ajustes, é o ideal.
     
  2. Não exageres nas quantidades. O objetivo não é garantir que ficamos em casa com mantimentos para 2 meses, mas sim que todos os cidadãos consigam ter acesso ao necessário para um par de semanas.
     
  3. A variedade ajuda a combater a escassez. Comprar alimentos e marcas diferentes faz com que não faltem com tanta facilidade. Caso tenhas possibilidades, opta por comprar produtos, marcas e preços diferentes em vez de contribuir para escassez de um em específico.
     
  4. Armazenar os alimentos de forma eficaz. Manter os alimentos num local seco e fresco; colocar os alimentos por ordem segundo o sistema “FIFO” (First In, First Out), ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a sair, segundo os prazos de validade; utilizar os alimentos antes do prazo de validade expirar e substituir por outros mais recentes. 
     
  5. Compras sem sair de casa. Existem vários supermercados em Portugal que permitem fazer compras online, que são entregues diretamente em casa.
 
Ver também:



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1