Saúde 05Mar

Coronavírus: o que se sabe sobre o vírus?


O vírus começou na China e a origem ainda é desconhecida. Em Portugal, os casos de contaminação pelo novo coronavírus ou COVID-19 não param de crescer. A melhor atitude, então, é se informar sobre as formas mais eficazes de prevenção.  


Coronavírus: o que se sabe sobre o vírus?


O que é o coronavírus?

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infeções respiratórias. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, após casos registados na cidade chinesa de Wuhan.
 

Como se transmite?

Ainda não há informação suficiente sobre a forma exata de transmissão entre humanos, mas o vírus parece ser transmitido por via respiratória, através das gotículas expelidas quando se tosse, espirra ou simplesmente quando se fala. Por essa razão, a OMS aconselha a manter uma distância superior a um metro (ou seja, três pés) de uma pessoa doente.
 

Quem pode ser infetado?

Todas as pessoas, de todas as idades, podem ser infetadas pelo novo coronavírus.
 

Quais são os sintomas?

As pessoas infetadas com coronavírus podem apresentar febre, tosse seca, cansaço, dores musculares e dificuldade a respirar. Nos casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, septicemia e eventual morte.


Como prevenir?

Não existe vacina, pelo que a prevenção passa por evitar a exposição a este vírus.
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
  • Higienizar ou desinfetar as mãos sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória - tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos).
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Utilizar máscara cirúrgica, se a sua condição clínica o permitir.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal.
  • Evitar deslocamentos e aglomerações se estiver doente.
  • Seguir as regras gerais que regem a higiene alimentar.
  • Manter hábitos saudáveis: hidratação, alimentação e atividade física regular.


Quando é que devo fazer o teste?

Caso apresente sintomas de infeção respiratória aguda (início repentino de tosse, dor de garganta ou falta de ar), ou se esteve em contacto próximo com um caso confirmado, ou suspeito de infeção por COVID-19, ou se viajou para uma área afetada pelo coronavírus, deve contactar o SNS24 (808 24 24 24) ou as autoridades de saúde da sua região.
 



Precisa de um crédito?
1