Alimentação 08Abr

Os 3 melhores substitutos do fermento


O fermento é um ingrediente essencial em muitas receitas, especialmente em pães e na massa de pizza. Tem um papel importante que ajuda a massa a crescer e que resulta na mais perfeita textura almofadada e macia. Mas não há nada pior do que quereres fazer uma receita e descobrires que não tens fermento à mão! Felizmente, existem excelentes substitutos para o fermento! 
 

Os 3 melhores substitutos do fermento


1. Bicarbonato de sódio com sumo de limão

O bicarbonato de sódio, tal como o fermento, é um agente fermentador. Ajuda o pão a crescer e confere-lhe uma textura leve e arejada. Ao contrário do fermento, o bicarbonato de sódio precisa de um ácido para ativá-lo. Ao adicionar um ácido ao bicarbonato de sódio (sumo de limão), ocorre uma reação química que produz dióxido de carbono e enche o pão de ar, exatamente como atua o fermento. 
 

2. Fermento em pó de dupla ação

O fermento em pó de dupla ação é o fermento em pó mais popular que podes encontrar no supermercado e permite que a massa cresça duas vezes – uma durante a fase de mistura e novamente durante a fase de cozimento. O fermento em pó de dupla ação já tem um ácido adicionado, por isso está pronto para ser usado como está, sem quaisquer ingredientes adicionais.


3. Massa mãe

A massa mãe não é um método muito rápido, pois requer alguns dias de espera para fermentar o suficiente para ser usado, mas fazer a tua própria massa mãe é uma das melhores e mais saborosas formas de contornar o uso de fermento na tua receita. 
 


Ver também


 



PUB
Precisa de um crédito?
1