Nutrição 02Ago

Quantidade de Açúcar nos Doces


Alguns alimentos são sem dúvida uma grande tentação, mas muitas vezes não temos a noção da quantidade de açúcar que estes contêm. O açúcar é necessário para o nosso corpo, mas em quantidades muito mais reduzidas do que aquelas que costumamos consumir. Atualmente, existem alternativas do açúcar, que acabam por ser escolhas mais saudáveis, como: a stevia, o mel, o agave e o xarope de ácer.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a redução de açúcares livres ou escondidos em alimentos que estão presentes no nosso dia a dia, como os refrigerantes ou comidas industrializadas.  

É essencial saber que o açúcar representa apenas uma pequena porção na ajuda do ganho de energia. Por exemplo, uma maçã proporciona muito mais energia e vitaminas, que muitos bolos ou barritas ditas ‘energéticas’ existentes no mercado. Assim, apresentamos alguns dos docinhos mais deliciosos (e calóricos), bem como as suas quantidades de açúcar. De certeza que vais ficar surpreendido!

Quantidade de Açúcar nos Doces 

Coca-Cola



Devido ao seu excesso de açúcar, é totalmente desaconselhada a diabéticos, pois em apenas 20 minutos pode fazer os níveis de açúcar disparar. Uma lata de 33 cl contém 33 gramas de açúcar, sendo que o recomendando por dia são apenas 25 g.


Cereais Nesquik



Os Cereais Nesquik, assim como a maioria dos cereais confecionados, contém na maior parte da sua composição açúcar. 30 gramas destes cereais contêm 7,6 gramas de açúcar. Por isso já sabes! Cereais Nesquik ao pequeno-almoço nem pensar.
 

1 Iogurte Activia



A Activia é uma marca da empresa Danone, cujo objetivo é ajudar a regular os problemas intestinais e a digestão. Apesar da ideia que temos de que os iogurtes da Activia emagrecem, a verdade é que 1 iogurte contém 16,4 gramas de açúcar.  
 

Croissant



Um croissant médio contém cerca de 11 gramas de açúcar. Este alimento é saboroso e bastante comum nos lanches ou ceias. Se optarmos por comer mais que um croissant, já ultrapassámos a dose recomendada de açúcar, não contando com os alimentos ingeridos ao longo do dia.
 

Tablete de chocolate culinária



Este chocolate pesa 205 gramas, contendo na sua composição cerca de 95 gramas de açúcar. Sabendo a quantidade de calorias contidas em apenas uma tablete, seria impensável o consumo que fazemos desta.
 

1 Chocolate MonCheri



Um chocolate MonCheri possui 5 gramas de açúcar, ou seja, quase metade da sua composição é composta por açúcar.
Tendo em conta que uma caixa habitual deste pequeno chocolate contém 28 bombons, é fácil chegar à conclusão de que o valor de açúcar consumido numa só vez é muito superior ao recomendado por dia.
 

Ovo Maltine



A ovo maltine é uma marca conhecida em todo o mundo. Possui produtos como bebidas, barritas e bolachas. Neste caso, esta barrita energética contém 50% de açúcares em relação ao seu peso (10 g), o que não é de forma alguma benéfico para a saúde.
 

1 Bolacha de Milka Choc & Choc



Um pacote destas bolachas poderá chegar às mil calorias, sendo que cada bolacha contém 10 gramas de açúcar.
 

Um pacote de Mikado



Não te deixes enganar pelo aspeto delicioso. Esta pequena bomba calórica de apenas 90 g contém 37 g de açúcar, não esquecendo que o ideal num dia seriam apenas 25 g.
 

1 Barra de Kinder Country



Uma barra de Kinder Country (24 g) contém 12 gramas de açúcar. A dose diária recomendada pela OMS é de 25 gramas diárias!
 

1 Pacote de M&M’s



Este docinho contém 25 gramas de açúcar num só pacote, sendo uma tentação que deve ser evitada.
 

100 Gramas de Double Oreo



Em apenas 100 g destas bolachas existem cerca de 43 gramas de açúcar, que correspondem a quase 50% da sua composição.
 

Nutella



A deliciosa Nutella é 55% açúcar. 440 gramas contém 249 gramas de açúcar. Uma verdadeira bomba calórica!
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis