Nutrição 06Set

Nova Pirâmide dos Alimentos


A Nutrition Australia desvendou, pela primeira vez em 15 anos, a nova pirâmide alimentar e traz consigo alterações polémicas. Quais são as principais novidades? Pela primeira vez, a nova pirâmide dos alimentos prevê alimentos como quinoa, couscous, tofu ou leite de soja, e retira outros como o açúcar ou as gorduras saturadas.

A Pirâmide Alimentar dá-te as indicações essenciais para teres uma alimentação saudável. No topo estão os alimentos que precisamos de ingerir em porções mais pequenas e na base estão os que devem ser consumidos em maiores quantidades. Curioso? Espreita a nova pirâmide dos alimentos saudável!


 

Nova Pirâmide dos Alimentos


Eliminar açúcar e sal

O sal e o açúcar são responsáveis pelo aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou alguns tipos de cancro. Segundo a nova pirâmide dos alimentos, o açúcar e sal devem ser eliminados da alimentação. Por um simples motivo: já estão naturalmente na comida e, por isso, não devem ser acrescentados quando se cozinha.
Antes de escolheres os alimentos no supermercado lê antes o rótulo: escolhe os que têm menos de 120 mg de sal por 100 g.
 

Usar ervas e especiarias

Substitui o sal por ervas aromáticas - secas ou frescas - e especiarias. É uma forma saudável de dar sabor à comida.
 

Adeus manteiga

A manteiga, que antigamente se encontrava no topo da pirâmide, junto dos alimentos que deveriam ser consumidos muito esporadicamente, agora desapareceu. Todas as gorduras saturadas desapareceram. As únicas gorduras que deves comer são as gorduras saudáveis, como o azeite.


Comer quinoa, couscous e cereais integrais

Preferir alimentos como: quinoa, couscous e cereais integrais. 70% da tua alimentação diária deve ser fruta, vegetais, leguminosas e cereais. E de entre os cereais deves privilegiar os integrais – o arroz e massa integrais, as aveias e a quinoa.


Leite magro ou leite de soja

No meio da pirâmide estão os lacticínios e as proteínas, que devem ser consumidos moderadamente. E aqui temos novidades. Escolhe sempre produtos lácteos magros, para evitar as gorduras saturadas. Também podes optar pelas alternativas como o leite de soja, de arroz ou de cereais.


Carne e peixe

Escolhe carnes, de preferência magras. Os vegetarianos podem ter uma alimentação equilibrada se substituírem o peixe e a carne por ovos, tofu ou leguminosas que sejam ricas em proteínas. Os frutos secos e sementes são também uma excelente opção.


Beber muita água

A água é o melhor líquido que deves ingerir para te manteres hidratado, dando suporte a muitas funções essenciais no corpo. Escolhe a água como a tua bebida principal e evita opções açucaradas, como refrigerantes, bebidas desportivas e bebidas energéticas.
 
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis