Nutrição 02Ago

Quais os Melhores Hidratos de Carbono


A base de uma alimentação diária deve incluir hidratos de carbono. Infelizmente, muitos pensam que ao ingerirmos estes nutrientes, consequentemente vamos engordar. Mas esta ideia está totalmente errada! Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do nosso organismo e tudo depende da quantidade e forma como os consumimos.

Consumir hidratos de carbono faz bem à saúde e ao organismo, quando ingeridos de forma correta. Mas, claro, tudo depende do comportamento do indivíduo e das mudanças da sua alimentação. Substituir as massas e arroz pelas suas versões integrais, que se apresentam como soluções mais saudáveis e ainda mais nutritivas, pode ser uma dessas mudanças. Assim como trocar a batata convencional pela batata-doce ou consumir ainda o grão da moda: a quinoa.

Os hidratos de carbono mais saudáveis são aqueles que apresentam um índice glicémico baixo, compostos por cadeias longas de açúcares simples, logo de absorção lenta. Desta forma, apresentamos-te os melhores hidratos de carbono presentes nos alimentos.

Quais os Melhores Hidratos de Carbono

Legumes

Os legumes são alimentos que fazem bem à saúde. Possuem uma baixa percentagem de hidratos de carbono, não contendo gordura. Por este motivo são alimentos pouco calóricos. Sendo assim, podes e deves abusar destes alimentos.


Fruta

Apesar do açúcar presente nestes alimentos, é essencial comer fruta diariamente. Opta por comer fruta após as refeições, pois desta forma o açúcar é absorvido de uma forma mais rápida. O ideal é comer 3 peças de fruta diariamente e diferentes.
Escolhe frutas de baixo índice glicémico. As frutas podem ser consumidas de forma isolada mas devem ser acompanhadas de tostas, bolachas, iogurte ou frutos secos para atrasar ainda mais a subida do açúcar no sangue.


Massas e Cereais

São ricos em hidratos de carbono e não devem faltar numa alimentação. Escolhe sempre os integrais, de forma a conservar o valor nutricional e a sentires-te mais saciado.


Farinha integral

Não é fácil encontrar farinha que seja 100% feita de cereais integrais, mas esta é sem dúvida a melhor opção para uma alimentação saudável.


Vegetais e Hortaliças

São ricos em fibra e os seus nutrientes protegem e combatem algumas doenças. Ainda ajudam a manter a memória ativa e fresca.

Aveia

Possui um teor proteico superior aos outros cereais (por exemplo o arroz). Contém nutrientes importantes como a vitamina B1, B2, B3, E, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, zinco, selénio e potássio.


Batata-doce

É uma excelente opção para substituir a batata convencional, tanto em purés como em refeições principais, sopas ou saladas. É uma excelente fonte de vitamina A e C.


Feijão

Apesar de muitas pessoas os acharem calóricos, os feijões são importantes fornecedores de aminoácidos. Podem ser consumidos na sopa, salada ou refeição principal.


Quinoa

A quinoa é rica em fibras e contém muito mais proteína que os cereais habituais. Contém 60% de hidratos de carbono. Apesar de não ser exatamente um cereal, é usada na substituição destes.


Mel

Apesar de possuir uma quantidade muito elevada de açúcar, o mel é uma grande fonte de hidratos de carbono, bem como de vitaminas e antioxidantes. Deve ser consumido com moderação, de modo a evitar o aumento de peso. 


 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis