Nutrição 10Mai

Alimentos que Deve Retirar do Frigorífico

Ao contrário do que se pensa nem todos os alimentos devem ser colocados no frigorífico, já que o frio pode alterar propriedades como o sabor, o odor, a cor ou a textura. Saiba quais os alimentos que deve retirar do frigorífico.

Alimentos que Deve Retirar do Frigorífico

Ovos

Os ovos não precisam de estar guardados em locais refrigerados. Como são processados podem estar à temperatura ambiente sem correr o risco de desenvolver salmonela.

Manteiga

Apesar de ser um produto subproduto lácteo, a manteiga pode ser guardada à temperatura ambiente sem que isso afete significativamente a sua longevidade. Mas caso não use a manteiga regularmente o melhor será mantê-la no frigorífico.

Mel

O mel é um alimento que tem uma grande longevidade. Colocá-lo no frigorífico irá fazer com que ele ganhe cristais sólidos difíceis de dissolver.
 

Bolo

Se colocar um bolo no frigorífico ele vai secar mais rapidamente. Pode ser guardado em tupperwares à temperatura ambiente. Caso queira que dure mais tempo o melhor é congelá-lo.
 

Abacate

O abacate deve ser conservado num lugar fresco e com pouca luz; ao guardá-lo no frigorífico vai fazer com que fique negro e muito duro.
 

Bananas Verdes

Só se devem colocar bananas maduras no frigorífico, caso contrário se estiverem verdes vão acabar por se estragar sem atingir o grau de amadurecimento.
 

Melão

O melão só deve ser colocado no frigorífico depois de aberto para conseguir manter o seu sabor doce.
 

Tomate

No frigorífico o tomate perde o sabor por interromper o seu processo de amadurecimento. Devem de ser guardados à temperatura ambiente dentro de um cesto.
 

Manjericão

O manjericão murcha mais rapidamente e absorve os cheiros das comidas à sua volta se for colocado no frigorífico. Deve ser colocado num copo com água fresca.
 

Batatas

Conservar batatas no frigorífico vai torná-las duras e alterar o seu sabor. Prefira guardá-las num lugar escuro e fresco dentro de um saco de papel para não apodrecerem.
 

Cebolas e alhos

Os alhos e as cebolas devem ser guardados num lugar fresco e seco. Guardar cebolas no frigorífico faz com que fiquem macias e a cheirar a mofo, já os alhos acabam por secar se forem lá conservados.
 

Pão

No frigorífico o pão fica rijo. Guarde-o num saco de pano.
 

Azeite

Deve de ser reservado num local fresco e escuro, no frigorífico irá condensar e adquirir uma consistência dura.
 

Chocolate

O chocolate não deve ser guardado no frigorífico, pois o frio faz com que ganhe uma espécie de revestimento branco, o que quer dizer que o seu sabor e textura é alterada. Depois de aberto deve ser reservado em papel de alumínio. 
 

Molhos Picantes

Molhos como o piri-piri podem ser guardados até três anos fora do frigorífico. O frio altera o seu sabor e textura.
 
Caso queira colocar os alimentos no frigorífico para que durem mais tempo, o melhor é congelá-los, assim não perdem nenhuma das suas propriedades.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis