Nutrição 31Mar

Alimente os Músculos - Nutrientes Essenciais

A prática de exercício físico exige cuidados alimentares específicos e determinados nutrientes essenciais para uma resposta adaptativa ao esforço físico. Por isso, alimente os músculos!

Um dos objectivos mais comuns entre praticantes de exercício físico é o de manter e aumentar a massa muscular. Um consumo adequado de proteínas permite uma eficaz resposta ao estímulo do treino, na reparação e na síntese muscular.

Alimente os Músculos - Nutrientes Essenciais

Esta adequada reposição proteica, designada de balanço proteico positivo, compensa as perdas proteicas diárias e a degradação induzida pelo esforço físico.

Alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico fornecem quantidades adequadas de aminoácidos essenciais, sendo por isso aconselhados. Este tipo de proteínas encontram-se em alimentos de origem animal, embora combinações de alimentos de origem vegetal, possam constituir opções equivalentes.

Alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e a incluir na dieta:

  • Carne
  • Peixe
  • Leite e seus derivados
  • Ovo
  • Arroz e feijão
É preciso considerar que cozinhar os alimentos em água a ferver aumenta a disponibilidade dos aminoácidos e que tostar ou aquecer apresenta o efeito contrário.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis