Lifestyle 11Fev

Teletrabalho: 7 dicas para trabalhar melhor em casa


O teletrabalho imposto pela pandemia COVID-19 tem obrigado muitos profissionais a organizarem um espaço de trabalho em casa e a adaptarem a forma como trabalham.

Neste artigo sugerimos algumas dicas para conseguires trabalhar melhor a partir de casa.

A ideia é criares um espaço de trabalho organizado e agradável para garantires o bom desempenho das tuas tarefas, e o mais importante, assegurares o teu bem-estar.


7 dicas para trabalhar melhor em casa


1. Criar uma zona de trabalho

Muitos de nós teremos de assumir uma área de trabalho numa divisão da casa já funcional. Ao fazeres a escolha, verifica se é uma área limpa, com boa luz natural e onde gostas de estar.

Um espaço desorganizado, escuro e sem qualquer parecença com um escritório, vai tornar o teu dia mais difícil.

Por falar em zona de trabalho limpa, porque não acrescentas uma planta ao espaço? Há algumas plantas que ajudam a retirar as toxinas do ar, além de trazerem uma sensação de tranquilidade e tornarem o espaço esteticamente mais bonito.

Ainda em relação à luz, e tendo em conta que os dias ainda estão pequenos, convém teres em atenção a luz artificial. O escritório deve ter iluminação direta e adequada que garanta uma boa visualização na área de trabalho.


2. Ter o ecrã do computador corretamente posicionado

Para evitar má postura e dores nas costas, ombros e pescoço, é importante ter em conta a altura do monitor do computador.

O ecrã tem de estar centrado, à distância do teu braço, e os teus olhos têm de estar alinhados com a parte superior do nível do ecrã. Isto pode ser feito de duas maneiras: quer baixando o monitor, quer levantando a cadeira.


3. Escolher um assento confortável 

Considerando as horas que passamos sentados a trabalhar e a previsão de continuidade do regime de teletrabalho, porque não investir numa cadeira decente? E não falamos apenas de conforto. Passar horas numa cadeira sem apoio lombar pode levar a dores musculoesqueléticas, por isso, encontrar o assento certo para o teu escritório em casa deve ser uma prioridade.

Se não tiveres essa possibilidade, experimenta usar uma bola de Pilates em alternância com a cadeira mais confortável que tenhas em casa.


4. Arranjar um apoio para os pés

Passado pouco tempo de estarmos sentados à secretária, começamos a esticar ou cruzar as pernas, as costas ficam tortas e os braços deixam de estar alinhados com o teclado do computador. 

Para ajudar a melhorar a postura e a ficares mais confortável, arranja um apoio para os pés. Há de todos os tamanhos, feitios e preços também. Em último recurso, podes sempre empilhar umas resmas de papel debaixo dos pés.

Já que falamos em pés, porque não arranjas um daqueles rolos de massagem para pés? Além de estimular a circulação sanguínea, proporcionam uma agradável sensação de bem-estar.


5. Juntar o equipamento necessário

Garante que tens tudo aquilo que precisas para trabalhar: uma boa ligação à Internet, telemóvel e carregador, auscultadores, óculos, blocos de notas, canetas e tudo aquilo que considerares útil para fazeres o teu trabalho de maneira eficiente.


6. Ter coisas boas por perto

Para o teu cérebro funcionar bem, o teu corpo tem de estar bem nutrido. Assim, garante que tens uma garrafa de água para te manteres hidratado. E alguns snacks saudáveis também. Assim, evitas uma possível desconcentração causada pela fome.

A pele das mãos também gosta de estar bem hidratada, especialmente após tanto álcool gel. Por isso, sugerimos que ponhas à mão (literalmente) um creme hidratante.


7. Cumprir horários

Este pode ser um dos maiores desafios de quem trabalha em casa. Mas, a bem da tua sanidade mental, sugerimos que estabeleças um horário de trabalho.

Pelo meio, é igualmente importante que faças pausas: esticar um pouco as pernas, alongar ou ir à janela apanhar um pouco de ar fresco e luz natural. E, claro, respeita os horários das refeições para evitar ficares muitas horas sem comer.

Para uma maior produtividade, sugerimos que desligues as notificações do teu telemóvel. Sem distrações, vais ver que terás períodos de maior foco e, consequentemente, maior produtividade.

E, ao fim do dia, dá por terminado o trabalho e dedica-te a ti: medita, faz exercício físico, lê um livro, dança, tira um curso online ou o que mais gostares de fazer.
 

Ver também



PUB
Precisa de um crédito?
1