Entrevista 03Jul

À Conversa com Inês Castanheira


Abandonar o sedentarismo é difícil, mas não é impossível! E Inês é prova disso! Através da sua página de Instagram, conta-nos como conseguiu perder mais de 20 quilos, assim como os truques e segredos para adotar um estilo de vida proactivo. O Clube Fitness esteve à conversa com Inês Castanheira.
 

À Conversa com Inês Castanheira

Olá Inês. Queremos saber um pouco sobre ti. Poderias apresentar-te aos nossos seguidores?
Olá, o meu nome é Inês Castanheira, tenho 23 anos e sou licenciada em Biologia. No entanto, encontro-me de momento a trabalhar como empregada de mesa num Hotel. 

Sabemos que passaste por uma grande transformação na tua vida. Em que ponto decidiste que era hora de começar a perder peso e ficar mais saudável? 
Desde criança que lutei contra o excesso de peso. No entanto, quando atingi a adolescência e comecei a tomar consciência do meu corpo, a dar mais importância à minha aparência à perceção que os outros tinham de mim, este problema começou a ter um peso diferente a nível psicológico. Não me sentia confortável na minha própria pele, tinha uma autoestima muito baixa, não gostava do que via no espelho! Por várias vezes tentei iniciar dietas, consultei nutricionistas e apesar de ter perdido algum peso, acabava sempre por desistir e a engordar novamente.
A certa altura decidi que tinha de mudar, de fazer algo por mim! Foi então que comecei uma dieta (daquelas da moda), e apesar de hoje ter a noção que não foi de todo uma opção equilibrada, foi o ponto de partida, de viragem nesta minha mudança de estilo de vida.



Que tipos de lutas lidaste com a tentativa de perder peso? Quais foram os teus maiores obstáculos? 
Sem dúvida manter a motivação! Como disse anteriormente, antes da derradeira mudança tentei algumas dietas e acabei sempre por desistir. Sendo uma doceira assumida, sempre foi muito difícil para mim resistir aos doces, sempre foram a minha perdição!

O que fizeste para garantir que a tua abordagem à perda de peso fosse segura e saudável? E quantos quilos conseguiste perder?
Inicialmente comecei por seguir uma dieta em que cortei por completo os hidratos de carbono. Só depois de começar a frequentar o ginásio e a informar-me mais acerca do tipo de alimentos que devemos consumir antes e depois do treino, quais as escolhas mais saudáveis, é que fui percebendo que a dieta que estava a seguir não era de todo a mais equilibrada e comecei a adaptar a minha alimentação, a experimentar coisas novas e a descobrir o gosto por cozinhar, que nunca pensei vir a ter!
Sendo que cheguei a exceder os 90 Kg (apesar de estar nos 81,5Kg quando iniciei a dieta), estou de momento com cerca de menos 30Kg do meu peso máximo.

Como te se sentes agora que fizeste uma mudança para um estilo de vida mais saudável?
Costumo dizer muitas vezes que sou uma pessoa completamente diferente de quando comecei, não apenas pela parte óbvia da mudança física, mas principalmente a nível psicológico, na maneira como encaro a vida... sou sem dúvida mais feliz!



Qual a chave para mantê-lo?
A partir do momento em que começamos a ver realmente as mudanças no nosso corpo tudo se torna mais fácil! Mas acima de tudo penso que o importante é encontrar o equilíbrio numa alimentação que gostemos, que nos permita ser saudáveis, e que não nos prive e restrinja ao ponto de nos sentirmos infelizes e termos desejos insaciáveis de coisas que "não podemos comer", porque não estão no nosso plano alimentar ou que "não são saudáveis" e levem eventualmente a episódios de compulsão alimentar, que são extremamente violentos para o nosso psicológico. 

Atualmente, qual é a tua rotina de treino?
Hoje em dia tenho 4 treinos de musculação, dois de superiores e dois de perna, e quando tenho oportunidade faço uma aulinha para matar as saudades!

Consideras que as aulas de grupo devem fazer parte do plano de treino de alguém que quer perder peso? Qual é a tua preferida?
Acho que devem fazer parte se for algo que gostem, que as motive e faça continuar! No meu caso foi uma das grandes razões de ter continuado a frequentar o ginásio. Como nunca gostei de praticar exercício, todo o ambiente das aulas de grupo ajudou-me bastante a manter a motivação, bem como todas as amizades que fiz e o incentivo dos instrutores, levou-me a dar um passo mais além. O gosto pela musculação surgiu muito depois.
 As minhas aulas preferidas são o Zumba (adoro dançar! Ainda que não seja qualquer tipo de aulas... gosto de coreografias que puxem por mim, com energia!) e o BodyCombat.



Para as mulheres que não gostam de exercitar, qual é o teu conselho para ajudá-las a mudar?
Que experimentem os vários tipos de aulas, de exercícios e de treino. Descubram aquilo que lhes dá prazer fazer! Quem sabe não vão encontrar paixões que nunca imaginariam vir a ter?! Saiam da vossa zona de conforto, arrisquem! 

A comida costumava ser uma fonte de conforto para ti. O teu relacionamento com a comida mudou? Que cuidados tens?
Sim mudou bastante! Hoje procuro fazer uma alimentação cuidada, tentando sempre escolher as opções mais saudáveis. No entanto, tento manter o equilíbrio e comer algo mais fora do considerado "saudável" quando tenho vontade, não me restringir demasiado pois considero que seja extremamente importante para o nosso bem-estar psicológico.
 
Podes partilhar alguns dos teus lanches saudáveis ??favoritos?
O meu lanche de eleição são as papas de aveia! Adoro! De todas as formas possíveis e imaginárias! Desde as papas simples, às com claras batidas em castelo, Zoats e Caulioats e as minhas preferidas para esta altura de mais calor: as frias!
Nesta altura tenho por hábito fazer as papas de aveia desenformadas, que parecem verdadeiros pudins, e não são nada mais do que papas de aveia normais que eu deixo engrossar muito bem, adiciono claras no final e deixo engrossar novamente. Depois é só deixar arrefecer numa taça e desenformar! Ficam deliciosas!
Outro dos lanches que tenho feito regularmente são as tarteletes/panquecas/mugcake de Skyr que parecem autênticas queijadinhas! Levam 1 iogurte skyr, 1 banana media, 30g de farinha de aveia e 35g de claras. Dá para fazer no forno, frigideira e no micro-ondas e acompanhadas com manteigas de frutos secos ficam maravilhosas…experimentem!



Que conselhos podes dar a alguém que quer emagrecer e não consegue? 
Que procure ajuda, algum tipo de acompanhamento. Alguém que ajude a perceber qual a dieta mais apropriada à pessoa em questão, ao seu estilo de vida e à sua atividade diária, de forma a conseguir perder peso de forma consistente e saudável sem ter de passar por restrições extremas que só causam sofrimento, cravings e levam muitas vezes ao fracasso pela perda de motivação.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1