Entrevista 21Nov

À Conversa com Sónia Marcelo // Dicas de uma Dietista


É adepta de alimentação saudável e é “viciada” em musculação. Sónia Marcelo é Dietista e dedica-se ao tratamento do excesso de peso e obesidade. O Clube Fitness esteve à conversa com Sónia Marcelo do blog Dicas de uma Dietista, que garante que uma alimentação saudável a par da prática regular de atividade física e desporto são fundamentais para alcançarmos mais saúde, bem-estar e autoestima.
 
Considera-se uma pessoa simples, determinada, focada nos seus objetivos e muito perfeccionista. Adora cozinhar, principalmente panquecas de aveia, pois considera-as rápidas de fazer, saciantes e saborosas. No seu blog, Dicas de uma Dietista, podes encontrar dicas e receitas saudáveis.


À Conversa com Dicas de uma Dietista

1. Fala-nos um pouco sobre ti e o que motivou a criação do blog Dicas de uma Dietista.
Sou uma pessoa simples, bastante determinada e focada nos meus objetivos e muito perfeccionista. Penso sempre que posso fazer mais e melhor. Gosto de aproveitar os pequenos prazeres da vida e torná-los em momentos especiais.
Criei o blog Dicas de uma Dietista porque senti necessidade de chegar mais próximo dos meus pacientes e da população em geral. Um dos grandes objetivos é o de inspirar e motivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis nas suas cozinhas e estilos de vida.
Decidi mostrar o meu dia-a-dia alimentar pois a questão “O quê que a Dra. come durante o dia?” era recorrente. Pretendo ir ao encontro das necessidades das pessoas partilhando conhecimentos na área da Nutrição (com temas atuais, sucintos e de fácil leitura e compreensão), receitas saudáveis e acima de tudo dicas de como fazer uma alimentação equilibrada, mas saborosa e prática, sem os sacrifícios que associamos erradamente à palavra “Dieta”.
 
2. És licenciada em Dietética. Explica-nos um pouco a tua profissão e o que te motivou a escolheres esta área.
É uma profissão com várias vertentes pois podemos aplicar os nossos conhecimentos de dietética e nutrição na promoção e educação da saúde de todas as faixas etárias desde as crianças até aos idosos, na elaboração de planos para o tratamento de diversas patologias como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, gastrointestinais, entre outras e na segurança e qualidade alimentar.
Ao escolher a área da Nutrição quis ajudar a promover e melhorar o bem-estar e a saúde dos indivíduos que me procurassem. A alimentação é o nosso pilar e já Hipócrates, pai da Medicina, dizia “Somos aquilo que comemos” e eu acredito que ao realizarmos uma alimentação saudável, equilibrada e adequada às nossas características consigamos alcançar mais energia, saúde e que isso nos ajude em todos os aspetos da nossa vida. E é isso que me apaixona nesta profissão; puder verificar e saber que contribui para a transformação que ocorre na vida das pessoas, seja porque deixaram a medicação para a hipertensão arterial ou porque já conseguem gestos tão simples como atar os sapatos ou porque conseguiram vestir aquelas calças que já tinham guardadas há 15 anos ou porque se antes não conseguiam andar 500 m agora já correm 10 minutos ou seja simplesmente pela felicidade e luz que irradia dos seus rostos.


 
3. Desde o início da tua atividade profissional que te dedicas ao tratamento do excesso de peso e obesidade. Porquê?
Infelizmente o excesso de peso e a obesidade estão a atingir uma grande percentagem da nossa população. É urgente travarmos esta “epidemia” e dotarmos as pessoas de ferramentas para que possam tratar e prevenir estas doenças. A Nutrição tem um papel chave na área da prevenção e sinto-me realizada ao ver que posso ajudar as pessoas nesta sua luta e devolver-lhes mais saúde e bem-estar.
 
4. No blog “Dicas de uma Dietista”, podemos encontrar receitas e dicas saudáveis. O que é afinal ter uma alimentação saudável?
É ter uma alimentação equilibrada, ou seja, constituída por todos os nutrientes que necessitamos, variada a nível das escolhas alimentares e adequada às nossas características individuais. É uma alimentação que nos dê prazer e de onde possamos retirar toda a energia e benefícios dos nutrientes para o nosso dia-a-dia; que nos proporcione mais saúde e bem-estar.

5. O que consideras fundamental na alimentação diária?
É fundamental realizarmos várias refeições ao longo do dia em que devemos privilegiar os alimentos no seu estado mais natural ou produtos alimentares com uma lista de ingredientes o mais curta possível. Deve ser rica em alimentos proteicos, carne, peixe e ovos, hidratos de carbono complexos como os cereais integrais, em frutas e verduras em abundância e gorduras de boa qualidade como o azeite, frutos oleaginosos, abacate, entre outros. É ainda imprescindível uma ingestão hídrica no mínimo de 1,5L por dia.



6. O que mais gostas de cozinhar? Porquê?
O que mais gosto de cozinhar são alimentos para as refeições intermédias como bolachas, panquecas, barras, entre outros, pois são receitas rápidas de executar e que permitem um sem fim de variedades a nível de ingredientes. Além disso são alimentos que gosto de levar sempre comigo para onde quer que vá e por isso dá-me prazer comer algo confecionado por mim e saber que é saudável e possui ingredientes de qualidade nutricional.

7. Qual é a tua receita preferida?
Panquecas de aveia. São rápidas de fazer, saciantes, saborosas e permitem que as comamos numa versão salgada com charcutaria de aves ou queijos magros ou doce com compota de frutas ou um pouco de mel.

8. Que conselhos podes dar às pessoas que acham que seguir uma alimentação saudável é difícil e dispendiosa?
Em primeiro lugar que devem adotar um pensamento positivo em relação à alimentação saudável pois esta só trará benefícios.
Ter uma motivação/objetivo é o primeiro passo a dar e aconselho cada um a escreve-lo num papel e andar sempre consigo na carteira. As pessoas devem desenvolver um plano semanal de refeições onde descriminem todas as refeições e snacks para essa semana. É importante pensar em refeições rápidas de confecionar mas com cor e sabor. Depois é elaborar a lista de compras e comprar apenas o que é necessário. Incidir sobre a compra de alimentos da época é ainda outra forma de poupar dinheiro.



9. Consideras importante conciliar o desporto com uma alimentação cuidada? Em que medida a alimentação pode ajudar na vida de quem pratica atividade física?
Uma alimentação saudável a par da prática regular de atividade física e desporto são fundamentais para alcançarmos mais saúde, bem-estar e autoestima. Quando praticamos exercício físico ocorre um gasto das nossas reservas energéticas e ocorre uma série de alterações na massa muscular e massa gorda. Uma alimentação correta e adaptada a cada tipo de atividade física e sua duração vai providenciar os nutrientes e calorias necessários por um lado para repor a energia despendida e por outro para alcançar o objetivo do exercício físico seja ele mais bem-estar ou alteração da composição corporal.

10. Para além de todos os cuidados com a alimentação, praticas exercício físico com regularidade? Quais as tuas modalidades favoritas?
Sim vou cerca de 3 a 4 vezes por semana ao ginásio. Neste momento estou “viciada” em musculação pois com esta modalidade conseguimos trabalhar de forma mais objetiva cada grupo muscular. Também gosto muito de modalidades como o Sh’Bam® e o BodyCombat®.
 
11. Já que o teu blog se chama Dicas de uma Dietista, diz-nos 3 dicas fundamentais para ter um estilo de vida saudável.
Podem parecer dicas muito genéricas, mas para mim são a base de um estilo de vida saudável:
- Realizar uma alimentação equilibrada e variada recorrendo aos alimentos, se possível, na sua forma mais natural, e fracionada ao longo do dia;
- Praticar exercício físico regularmente; qualquer atividade é permitida desde que nos dê prazer e bem-estar;
- Dormir cerca de 7 a 8 horas por dia.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1