Alimentação 08Jan

10 razões para comer ovos diariamente


Um alimento que sacia e tem poucas calorias. E ainda ajuda a ganhar músculos e a fornecer ao organismo várias vitaminas e minerais essenciais. Sim, estamos a falar do ovo! Uma verdadeira “cápsula” de saúde, beleza e bem-estar. Aqui ficam as 10 razões para comer ovos diariamente!

10 razões para comer ovos diariamente


Melhora a função cerebral

Os ovos contêm vitamina B12 que impede o envelhecimento cerebral e doenças como Parkinson, Alzheimer ou demência. Também permite uma boa manutenção do sistema nervoso e a formação de novos neurónios.
 

Ajuda a perder peso

Formada por aminoácidos essenciais, a proteína do ovo sacia com mais facilidade. Ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome.
 

Protege a visão

Os ovos ajudam a impedir o desenvolvimento de cataratas e através dos seus antioxidantes, fortalecem as retinas e protegem os olhos de possíveis danos, como a radiação ultravioleta.


Favorece a constução muscular

O ovo também é um excelente aliado na construção, crescimento e reforço muscular. Os benefícios promovidos advêm da clara do ovo que tem leucina, sendo que esta é bastante utilizada em suplementos nutricionais de forma a aumentar a massa muscular.


Melhora o humor

A vitamina B12, contida neste alimento, melhora o humor e diminui o stress. Também a vitamina B6 promove o bem-estar mental e emocional. Os ovos são ainda recomendados para pessoas que sofrem de depressões.


Mantém o cabelo saudável

Os ovos são bons para o cabelo devido ao seu alto teor de minerais, como o enxofre (além das vitaminas A, B, D, E), ótimos para promover o crescimento do cabelo. Além disso, a proteína de alta qualidade encontrada no ovo fortalece os cabelos e ajuda a promover um cabelo brilhante e saudável.


Diminui o risco de cancro

Segundo estudos da Universidade de Alberta (Canadá), os ovos ao terem propriedades antioxidantes tendem a diminuir o risco de desenvolver cancro. É na gema do ovo que estes antioxidantes estão presentes, sendo denominados de triptofano e tirosina.


Indicado para grávidas

Não só são indicados para grávidas, por serem bastante equilibrados do ponto de vista nutricional, como também ajudam a diminuir o risco do bebé nascer com problemas de saúde mental ou doenças crónicas.
 

Fortalece os ossos

Os ovos contêm fósforo e vitamina D que permitem manter os ossos fortes e saudáveis. Também promovem o crescimento, sendo por isso um bom alimento para as crianças.


Boa opção para diabéticos

São utilizados no tratamento de diabetes tipo 2 por conterem gorduras estratégicas que saciam e nutrem o corpo, mantendo os níveis de açúcar e de insulina baixos.



Precisa de um crédito?
1