Suplementos 03Mai

Suplementação Desportiva para Iniciados

A suplementação desportiva é um complemento a uma alimentação saudável e equilibrada. Os suplementos são ideais para completar a nossa alimentação e preencher falhas nas nossas refeições do dia-a-dia. A escolha dos suplementos deve de ser feita dependendo do objetivo.

Suplementação Desportiva para Iniciados

Ganhar massa muscular

Proteína
A proteína é fundamental na construção, reparação e manutenção dos tecidos do nosso corpo. Quando o tecido muscular é danificado e precisa de reparação, o organismo irá utilizar os aminoácidos absorvidos para esta função. Combinada com treino de força, estimula o aumento da massa muscular magra, assim como da força e do volume dos músculos. Por sua vez, o aumento do tamanho e da força muscular ajuda a melhorar o desempenho atlético. É aconselhado tomar um batido de proteína antes e depois de treinar.

Aminoácidos
Os aminoácidos são os blocos de construção dos músculos, essenciais para manter um equilíbrio de nitrogénio positivo, vital para o crescimento muscular. Os aminoácidos desempenham um papel importante para prevenir o catabolismo das proteínas do tecido muscular e ajudam a reconstruir o músculo depois do exercício físico intensivo.
 

Perder peso

L-carnitina
A L-carnitina é um nutriente muito conhecido por ajudar o corpo a transformar gordura em energia. A carnitina mobiliza a gordura armazenada no corpo e queima-a durante o exercício físico. É produzida no fígado e nos rins e armazenada nos músculos esqueléticos, coração, cérebro e esperma. Este suplemento traz benefícios tanto a nível do desporto como a nível da saúde.

CLA
Encontra-se naturalmente nas carnes gordas e no leite e seus derivados. O principal argumento de CLA é o de conseguir bons resultados na tonificação do corpo, já que não reduz o peso à custa da perda de água ou massa muscular, mas unicamente de gordura.

Termogénicos
Os termogénicos são compostos por uma ou várias substâncias com ação estimulante, que atuam em sinergia para aumentar o metabolismo basal do organismo. Estas substâncias promovem um maior gasto de calorias, aumentam a oxidação das reservas de gordura do organismo e facilitam o processo de emagrecimento.


Melhorar o rendimento desportivo

Creatina
A creatina desempenha um papel importante no processo de produção de energia, evitando que o organismo recorra às reservas de glicogénio muscular. Este composto contribui ainda para a recuperação, manutenção e o desenvolvimento muscular.

Hidratos de carbono
Os suplementos alimentares podem conter misturas de hidratos de carbono complexos e açúcares simples, como é o caso da dextrose ou da maltodextrina. São ideais para consumir antes ou após o treino, uma vez que fornecem energia, repõem os níveis de glicose, estimulam a libertação de insulina e contribuem para o aumento de massa muscular.
 

Fortalecer o sistema imunitário

Ómega-3
O Ómega 3 é um tipo de ácido gordo essencial para o normal crescimento e desenvolvimento do organismo. Como não é naturalmente produzido pelo organismo, deve ser obtido através de alimentos ricos neste nutriente, tais como óleo de peixe, nozes e sementes. Assim, como suplementos alimentares de ómega 3.

Multivitamínico
Os multivitamínicos contêm uma mistura de micronutrientes fundamentais para o funcionamento correto do organismo, ainda que apenas sejam necessários em doses reduzidas. Estes suplementos são utilizados para tratar e prevenir deficiências vitamínicas ou minerais na população geral ou em grupos de risco, tais como grávidas, desportistas, vegetarianos, pessoas com doenças gastrointestinais, fumadores, etc.

Os suplementos alimentares são uma fonte de alimentação segura que podem ajudar-te a conseguir perder peso, aumentar massa muscular, melhorar o rendimento desportivo ou apenas manter um estilo de vida saudável.
Fonte: Inshape



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis