Musculação 06Set

Postura Correta para o Supino


O supino é o exercício mais procurado do ginásio, mas também é o mais mal executado pelos atletas. Por mais que a execução do supino pareça ser algo simples como levantar e baixar uma barra na direção do peito, existem alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença na carga usada, na contração muscular e na segurança dos ombros. Para prevenir lesões e obter mais ganhos musculares, é fundamental aprender a postura correta para o supino.
 
O supino é um exercício físico voltado principalmente para o treino dos músculos peitorais, mas também é um dos que provocam maior quantidade de lesões, especialmente nos ombros. Veja aqui como melhorar este exercício e evitar os erros mais comuns.
 

Postura correta para o Supino

 
  1. Deita-te no banco com o corpo em posição neutra e descontraído. As costas devem estar completamente apoiadas. Muitos atletas tendem a arquear a zona lombar quando carregam demasiado peso, e isso pode provocar lesões.
  2. Apoia bem os pés no chão, com os calcanhares a fazerem pressão. Evita subir os pés para o banco, pois perderás a estabilidade e, se te faltar força num braço, é garantido ficares debaixo da barra.
  3. Coloca as mãos de maneira a que a meio do percurso fiques com os cotovelos num ângulo reto. Inspira na hora de baixar a barra e expira a subir, ao mesmo tempo que empurras o chão com os calcanhares. Ajusta o ritmo à tua respiração e evita as pressas. Deixa que a barra toque suavemente no peito antes de a levantares novamente.
 

Erros comuns na execução:

  • Não ter ajuda por perto: se não tiveres ninguém disponível, opta por fazer o supino na máquina Smith;
  • Levantar demasiado peso sem estar preparado;
  • Não se apoiar bem no banco;
  • Ter as ancas mais baixas que os joelhos.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis