Bem-Estar 13Jul

O que acontece ao corpo quando se deixa de treinar?


Conseguiste finalmente sair do sedentarismo e dedicar-te ao exercício físico. Um, dois, quatro, seis meses de treino e já és uma pessoa nova. Mais disposta e saudável! Até que chega uma altura e isso muda. Falhas algumas idas ao ginásio, seja porque vais de férias, porque estás doente ou porque simplesmente estás com demasiado trabalho e não consegues "encaixar" o treino. Mas o que acontece ao corpo quando se deixa de treinar?
 

O que acontece ao corpo quando se deixa de treinar?


Uma semana

Tirar alguns dias de descanso é aconselhável para o crescimento muscular, mas quando deixas de treinar por uma semana já é o suficiente para sentires sinais negativos no teu corpo. As fibras musculares diminuem e o organismo começa a ficar inchado, retendo mais líquidos.

Voltar ao ritmo normal de exercícios depois deste período fica mais difícil. No entanto, as consequências negativas não são suficientes ainda para prejudicar a tua resistência física.
 

Mais de uma semana

Quando deixas de treinar por mais de uma semana, o cenário já é diferente. Depois de 8 ou 10 dias de repouso, o organismo fica mais lento e a tua resistência física fica comprometida. Sim, voltar ao exercício físico vai ser mais difícil e é possível que as dores musculares pós-treino voltem a aparecer.
 

Um mês

Quando não treinas durante 1 mês, o ganho muscular e cardíaco que tinhas conquistado fica completamente comprometido. O acúmulo de gordura corporal, diminuição da massa magra e a perda de força tornam-se percetíveis. Stress e dificuldade em dormir também são consequências desse período de “abstinência”.
 

Alguns meses

Nesta altura, a tua massa gorda aumentou, o metabolismo estará mais lento e terás mais dificuldade em queimar calorias. Cansaço constante e pouca disposição também são consequências de que o teu corpo está entregue ao sedentarismo e sente falta de exercitar.
 
O regresso ao treino neste momento representará fadiga. Isto porque, nesta altura a tua resistência física é fraca e os teus pulmões também não conseguirão absorver o oxigénio como antigamente.
 

Um ano

Depois de um ano sem exercitar, o teu corpo já não se lembra o que é treinar. O metabolismo está lento, a percentagem de gordura acumulada será maior, o que pode trazer problemas graves de saúde, como hipertensão, colesterol alto, depressão e outras doenças associadas ao sedentarismo e à obesidade.
 

Vê também:



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis