Corrida 06Mai

Os Melhores Locais para Correr em Lisboa

Gostas de correr? Se sim, este artigo vai mostrar-te os melhores locais na capital para os joggins habituais. Se não, talvez seja a motivação de que estavas a precisar para começar a correr em Lisboa. A verdade é que os desportos ao ar livre estão a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Não só se consegue poupar dinheiro em ginásios ou desportos, como ainda o exercício físico ao ar livre traz outro tipo de benefícios.

Todos os dias – seja pela manhã, durante a tarde ou até à noite – são muitas as pessoas que correm. Aliás, cada vez mais as pessoas aproveitam a gratuitidade do desporto para se manterem em forma. A Grande Lisboa tem vários locais onde se pode correr, desde paredão, a parques e jardins. A capital é um exemplo de cidade que tem demonstrado preocupação no bem-estar das pessoas.

Atualmente em Lisboa, encontras vários locais para correr, com percursos com mais ou menos inclinação, paisagens verdejantes ou mais arquitetónicas, sítios que incluem circuito de manutenção e zonas de descanso. Há locais que passam despercebidos ou nem sempre são as primeiras escolhas.

Por isso, selecionámos os melhores locais para correr em Lisboa!

Os 12 Melhores Locais para Correr em Lisboa

1. Parque de Monsanto



pulmão verde de Lisboa é um dos locais de eleição para muitos atletas e um dos melhores para correr em Lisboa. As razões? Talvez pela diversidade e potencialidade que o espaço oferece, como troços em alcatrão a trilhos florestais ou a descoberta e contacto com a natureza.

Distância do circuito: 12 Km
Dificuldade: 3 (1-5)
Piso: Terra batida, empedrado e alcatrão
Pontos Fortes: Contacto com a natureza, parqueamento fácil e grátis, WC e bebedouros
Horário: Livre

2. Zona Ribeirinha de Belém



Um espaço ideal para uma corrida matinal ou ao final da tarde. O que o distingue de outros são as mais-valias da marginal lisboeta, com uma paisagem única pelo rio e pelas muitas referências arquitetónicas e culturais, tal como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Distância do circuito: 5,5 Km
Dificuldade: 2 (1-5)
Piso: Calçada e alcatrão
Pontos Fortes: Panorâmica e ambiente, pontos de descanso com zonas de manutenção e parqueamento grátis
Horário: Livre

3. Parque Eduardo VII



O Parque Eduardo VII é um dos espaços mais emblemáticos da capital. No centro da grande Lisboa, este paraíso é sem dúvida uma bela surpresa quando percorrido e descoberto. A sua inclinação dificulta o percurso, o que pode ser uma mais bem-valia para os corredores intensivos.

Distância do circuito: 2 Km
Dificuldade: 4 (1-5)
Piso: Calçada portuguesa e cimento
Pontos Fortes: Circuito central e desafiante e miradouro no topo do Parque
Horário: Livre

4. Jardim Guerra Junqueiro (Estrela)



O tão famoso Jardim da Estrela não podia deixar de estar na lista dos melhores locais para correr em Lisboa. Conhecido pelo seu belo coreto – uma peça notável e única em ferro -, pelas suas diversas áreas verdes e lagos, é um jardim fechado e recomendado para caminhadas ou corrida lenta.

Distância do circuito: 680 m
Dificuldade: 1 (1-5)
Piso: Alcatrão
Pontos Fortes: Circuito flexível e bem frequentado e ótimo local para fugir do barulho da cidade
Horário: Aberto das 7h às 24h

5. Centro Desportivo do Jamor



Centro Desportivo do Jamor – onde se situa o estádio nacional – é um dos locais mais complexos e completos de Lisboa para a prática de desporto ao ar livre. Frequentando todo o dia por corredores de todos os níveis e idades, oferece diversos tipos de circuitos como: atletismo, corta mato, cross, piscinas, ciclismo, Btt, piscinas e ainda circuitos de canoagem e de manutenção para todos os gostos.

Distância do circuito: 2,7 – 6,1 Km
Dificuldade: 4 (1-5)
Piso: Alcatrão, terra batida e relva
Pontos Fortes: Diversidade de percursos, parqueamento gratuito e balneários
Horário: Das 8h às 22h (balneários)

6. Quinta das Conchas (Lumiar)



Mata da Quinta das Conchas é um excelente espaço para todo o tipo de desporto ao ar livre e ainda para descontrair. Como poderia estar fora da lista dos melhores locais para correr em Lisboa? Com grandes relvados e contacto com a natureza, atrai cada vez mais entusiastas da corrida. Dispõe de muitos equipamentos e serviços que a complementam e ainda uma área de lazer.

Distância do circuito: 2,75 Km
Dificuldade: 2 (1-5)
Piso: Calçada portuguesa e asfalto
Pontos Fortes: Grandes áreas, muitos equipamentos, parqueamento fácil e grátis e junto ao metro
Horário: Das 6h à 1h

7. Parque das Nações


A zona do Parque das Nações é excelente para a prática da corrida e caminhada. A diversidade de percursos permite variar na velocidade e distância de corrida a cada dia, tornando este local único onde se pode apreciar ainda a paisagem do rio e a ponte Vasco da Gama, ou ainda parar nas diversas zonas de repouso que a zona oferece.

Distância do circuito: 5 Km
Dificuldade: 2 (1-5)
Piso: Calçada portuguesa e gravilha
Pontos Fortes: Equipamentos modernos, segurança, vista agradável e parqueamento fácil
Horário: Livre

8. Estádio Universitário


Estádio Universitário é o melhor local em Lisboa para a prática de diferentes modalidades desportivas.  Com um circuito de 2,7km de extensão em terra batida e gravilha, torna o Estádio Universitário num percurso ideal para os atletas.

Distância do circuito: 2,7 Km
Dificuldade: 2 (1-5)
Piso: Terra batida, alcatrão, cimento e gravilha
Pontos Fortes: Diversidade dos pisos, fácil acessibilidade, estimulante, há balneários e bebedouros e muitas sombras
Horário: Dias úteis das 7h às 23h; Sáb. e Dom. das 8h às 19h

9. Parque da Bela Vista


Conhecido por ser o palco do festival Rock in Rio, a verdade é que é um dos melhores locais para correr em Lisboa. O Parque da Bela Vista é a segunda maior área verde de Lisboa e oferece grandes zonas arborizadas e de relvado em boas condições para todo o tipo de gostos. Possui áreas planas, subidas e descidas de várias intensidades que permite ao atleta diversificar no seu treino físico.

Distância do circuito: 5 Km
Dificuldade: 4 (1-5)
Piso: Alcatrão
Pontos Fortes: Percurso extenso e diversificado, panorâmicas da cidade e estacionamento fácil
Horário: Livre

10. Parque Urbano Vale do Silêncio (Olivais)


É um dos melhores exemplos de um espaço bem conseguido para o bem-estar das pessoas. Bastante frequentado pela população local, o Parque Urbano Vale do Silêncio é recomendado para quem procura uma corrida relaxada e segura.

Distância do circuito: 1,6 Km
Dificuldade: 3 (1-5)
Piso: Alcatrão
Pontos Fortes: Segurança, boas condições e tem bebedouros
Horário: Livre

11. Mata de Alvalade


Parque José Gomes Ferreira, mais conhecido como Mata de Alvalade, é um local recomendado para uma corrida descontraída num ambiente natural em contacto com a natureza. Os atletas dispõem de percursos de manutenção, de áreas de lazer e zonas sombreadas.

Distância do circuito: 2,7 Km
Dificuldade: 2 (1-5)
Piso: Terra batida e gravilha
Pontos Fortes: Contacto com a natureza, ambiente familiar e percursos de manutenção
Horário: Livre

12. Paredão do Estoril


O famoso “calçadão” português convida todos a uma corrida lenta, perfeito para o jogging. Este percurso vai de Cascais até São João do Estoril e oferece um passeio revigorante para o corpo e para a mente sempre acompanhado pela tranquilidade do mar. O Paredão do Estoril é ideal para usufruir de um refrescante e estimulante dia de sol.

Distância do circuito: 3 Km
Dificuldade: 1 (1-5)
Piso: Pedra
Pontos Fortes: Estimulante e contacto com o mar
Horário: Livre



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis