Treino 23Ago

É importante seguir um plano de treino!


Não há dúvida de que o exercício físico (felizmente) está na moda. Seja para perder peso, tonificar, alcançar um corpo bem musculado ou apenas para manter um estilo de vida saudável, o hábito de treinar no dia a dia é das melhores decisões que podes tomar. Porém, não basta praticar exercício físico, tens de saber como treinar. É fundamental que a atividade física esteja adequada aos teus objetivos e - logo - é importante seguir um plano de treino específico.
O Clube Fitness tem o plano de treino ideal para ti!

Não faltam opções de treino para todo e qualquer objetivo, com e sem material, treinos rápidos ou de longa duração, treinos de alta intensidade... Todos eles são válidos. Porém, seguir um plano de treino específico em casa, na rua ou no ginásio, traz-te muitas vantagens na concretização do teu objetivo.

Vários estudos revelam que uma adaptação muscular específica demora entre 4 e 6 semanas a surgir, pelo que é essencial estabelecer metas para um objetivo e que, para tal, seja desenhado um plano de treino. Um plano de treino permite-te rentabilizar o tempo e melhorar os teus resultados, bem como permite-te avaliar a tua evolução ao longo dos meses e anos.
 

Vantagens de seguir um plano de treino ideal para ti:

  1. Adequar o objetivo à pessoa. O objetivo tem que ser traçado de acordo com a capacidade da pessoa, do seu passado desportivo, da prática atual de exercício físico, do objetivo que pretende atingir e do número de vezes semanais que vai treinar.

  2. Cuidados especiais. Todos temos diferentes metabolismos, que levam a que o nosso plano de treino tenha de ser adequado a estas especificidades, como por exemplo, tensão arterial ou retenção de líquidos, e que devemos ter em conta quando estabelecemos um objetivo.  
  3. Controlar o tempo do treino. É possível traçar um plano de treino que demore apenas por exemplo 30 minutos a executar e que seja efetivo. Para além do tempo do treino, é importante saber, de acordo com o objetivo, qual o tempo de descanso que deve haver entre séries e repetições.
  4. Saber sempre o que vamos fazer. Sem um plano de treino, fazemos o que nos apetece na altura, acabando por repetir alguns exercícios. Um dos segredos da evolução é a variação dos exercícios.
  5. Medir e perceber a evolução. O plano de treino permite perceber melhor a evolução e, por consequência, a evolução conduz a motivação extra e vontade de treinar.
Agora só tens de encontrar o plano de treino ideal para ti!



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis