Corrida 02Mai

Como Economizar Esforço na Corrida?

Hoje em dia os corredores casuais já vão procurando informação mais específica sobre treinos de corrida. À medida que os atletas evoluem é preciso ter um plano de treino bem estruturado. Por exemplo, como economizar esforço na corrida. Descubra agora!

Como Economizar Esforço na Corrida?

O que é a economia de esforço?

A economia de esforço está relacionada com três variantes: o seu peso corporal, consumo de oxigénio e a velocidade a que se corre.

Isto tem uma influência muito grande na performance dos atletas. Um atleta que economiza melhor o seu esforço, obviamente que terá melhores resultados desportivos e melhores performances, que os que têm pior economia de esforço.

Como economizar esforço?

A economia de esforço, como todas as outras variantes do treino, pode e deve ser trabalhada.

Melhorar o nível de treino de força explosiva (pliometria), treinos fundamentais, leva-nos a correr economicamente. Estes devem de ser bastante trabalhados, pois estimulam os músculos a fim de estes ganharem elasticidade e potência.

Exemplos de treinos de força explosiva:
  • Treinos de escadas
  • Saltos com steps
  • Exercícios de Técnica de corrida
Uma boa potência muscular permite uma maior aceleração e manutenção da sua velocidade de corrida especialmente se o percurso tiver subidas. E assim que a sua potência muscular aumenta a sua resistência aeróbica também aumenta. Ou seja, vai correr com menos esforço e a sua capacidade de resistência à fadiga será maior.

Quanto maior a potência muscular, maior será a capacidade de empurrar o chão a cada passada; por consequência as suas passadas ficam mais leves e o pé fica menos tempo no chão. O seu esforço vai ser menor e as suas passadas ficam mais leves.

Já os treinos de velocidade vão ser ótimos para aumentar a sua economia de esforço, pois permitem que os músculos sejam trabalhados de uma forma mais intensa que os treinos de resistência.

Quanto mais leve e elegante for a sua corrida, menos energia irá despender a cada passada, a isto chama-se CORRER EM ECONOMIA DE ESFORÇO!
Fonte: Inshape



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis