Treino 07Abr

Dicionário Fitness

Já aconteceu ir ao ginásio e não perceber nada do que os treinadores estão a falar? É normal que isso ocorra no início e a pensar nisso mesmo deixamos aqui o significado de algumas palavras usadas no mundo do fitness. 

Dicionário Fitness

Ácido lático

Durante um exercício muscular respiramos mais depressa, logo consumimos mais oxigénio. No entanto, os músculos possuem um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigénio, a respiração anaeróbia, onde a glicose presente no músculo se decompõe na ausência de oxigénio, produzindo ácido lático.
Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-nos incapazes de prosseguir com o exercício, produzindo cansaço, dor e/ou até cãibras. 

Aeróbico

Os exercícios aeróbicos são atividades que aumentam o consumo de oxigénio e a frequência cardíaca. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos. 

Anaeróbico

Exercícios anaeróbicos são atividades de curta duração e alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos, ou seja a geração de energia é independente do oxigénio. Exemplos deste tipo de exercícios incluem a musculação, sprints e saltos. 

Aminoácidos

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano, pois contribuem ativamente na recuperação, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular, bem como promovem outros benefícios farmacológicos e fisiológicos como a regulação hormonal e funções neurotransmissoras. 

Anabolismo

O estado em que seu corpo constrói tecido muscular.

Antagonista

Significa algo contrário. No caso muscular, um músculo antagonista é um músculo que “permite” a ação contrária ao movimento provocado por um outro músculo (músculo agonista), ou seja, o músculo antagonista é aquele que tem um “trabalho” oposto a um outro músculo. 

Antioxidante

São moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e cancro. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células. 

Atrofia muscular

É a diminuição do volume muscular causado pela inatividade. Pode também ser originada por alguma doença neurológica ou simplesmente pela falta de uso de um determinado grupo muscular, como acontece por exemplo quando temos um membro engessado por um determinado período de tempo. 

BF

Abreviação de Body Fat (gordura corporal). Exemplo: Se alguém tiver BF de 15% quer dizer que 15% do peso total dessa pessoa é gordura.

Bulking

Aumentar o peso ou tamanho corporal pela adição de massa muscular ou gordura

Catabolismo

Quebra das proteínas do tecido muscular para obtenção de energia, ou seja, a perda de massa muscular

Cutting

Fase de perda de gordura ou de seca. Nesta fase a rotina do atleta é voltada para a queima de gordura e definição muscular. Esta fase é por norma antecedida pela fase de bulking. 

Drop Set

drop-set ou série descendente pode ser caracterizado em três passos:
1 – Realização do movimento com técnica perfeita até a falha muscular;
2 – Redução da carga (em aproximadamente 20%), após a falha;
3 – E continuação do exercício com técnica perfeita até nova falha.
Deve-se repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino.  

Estrogénio

Principal hormona feminina. 

Falha muscular

É o ponto onde o músculo está tão fatigado que ele não consegue realizar mais nenhuma repetição. 

Giant Set

Série com vários exercícios sendo executados com pouco ou nenhum descanso entre eles. 

Hipertrofia

O termo hipertrofia é usado quando se quer mencionar o crescimento da fibra muscular. A hipertrofia muscular é basicamente uma resposta do organismo com fins de adaptação mediante um exercício físico, sendo geralmente resultado de exercícios anaeróbicos acompanhados de dieta apropriada. 

Over Training

Geralmente é causado pelo excesso de atividade física sem o devido tempo de recuperação. Assim pode causar vários efeitos, como o catabolismo; outros fatores que interferem no Over Training é a má alimentação e falta de descanso. 

Proteína

É constituída por aminoácidos e é essencial para o reparo e crescimento do corpo. Um grama de proteína contém 4 kcal de energia. As proteínas são quebradas dentro do nosso corpo para produzir os aminoácidos. 

Pump

Sensação de inchaço no músculo causado pelo congestionamento de sangue da região treinada. 

Super série

Consiste na realização consecutiva de vários exercícios para o mesmo grupo muscular. Simplificando, executar os exercícios de forma seguida, um atrás do outro, até completar um total superior a quatro exercícios sem pausa. Após a execução do último exercício, há uma pausa, para depois repetir o processo uma segunda e a terceira vez. 

Taxa metabólica

É o nome dado à velocidade que o corpo queima calorias. A taxa metabólica de cada indivíduo é determinada em grande parte por características genéticas. 

Tecido adiposo

O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido no qual se encontra em predominância adipócitos, que são um tipo de célula que acumula gotículas de gordura. 

Termogénicos

Ação termogénica ou termogénese significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. 

Vigorexia

Vigorexia ou transtorno dismórfico muscular é caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo um género de anorexia reversa. 

Fonte: altamentecalorico



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis