Corrida 04Ago

Queres começar a correr? Estas são as dicas de um maratonista!


Correr... Parece coisa 'de meninos'! Mas não é. Na verdade, correr requer boa condição física e treino. Para correr bem, com segurança, ter uma boa performance e tirar realmente partido da corrida, é importante seguir alguns passos fundamentais. O Clube Fitness falou com Vítor Dias, maratonista e fundador do blogue Correr por Prazer, que explica como começar a correr passo a passo.

Queres começar a correr? Estas são as dicas de um maratonista!


1. Avalia o teu estado físico

Um check-up médico é fundamental. "Se és sedentário e nunca praticaste desporto, deverás consultar um médico para saber se estás em condições físicas para tal", afirma o maratonista Vítor Dias. "Quase toda a gente avança esta etapa. Não aconselho que o façam." Ou seja, mesmo que sejas aparentemente saudável, um exame médico-desportivo permite-te saber o ponto de partida e perceber alguns pontos importantes para planeares o teu treino.


2. Começa com calma

Se te queres iniciar na corrida, deves ir com calma. "Deverás durante o mesmo treino intervalar entre corrida e caminhada", aconselha o maratonista. "Há medida que o tempo vai passando, de forma natural, irás começar a caminhar menos e a correr mais. Um dos maiores erros dos corredores principiantes é querer evoluir rápido." 


3. Tem paciência e... Treina!

"Deverás ter paciência e esperar que as coisas aconteçam de forma natural. Lembra-te que se nunca correste e passaste a correr 2 ou 3 vezes por semana já é uma grande evolução, nem que em alguns treinos corras menos tempo ou menos distância que os anteriores", garante Vítor Dias. "Partir do zero para algo, já é evoluir."



 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis