Treino 18Mai

Break Out: Treinos em Grupo por 3 Euros

Tudo começou com dois jovens bem-dispostos e amantes do desporto. César Lacerda, 24 anos, e Alexandre Mártires, 28, criaram o Break Out - Outdoor Training. Conheceram-se quando ambos ainda frequentavam o mestrado de Ensino de Educação Física do Ensino Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa. A 2 de abril deste ano lançaram juntos um novo projeto: os treinos ao ar livre Break Out - Outdoor Training. Hoje a equipa já conta com um terceiro elemento, Filipe Pires, que ajuda na gestão das aulas e redes sociais.

Os treinos do Break Out acontecem sempre na rua e pretendem juntar o melhor de dois mundos: as aulas de grupo e o treino personalizado. O Clube Fitness falou com os responsáveis do Break Out - Outdoor Training e revela-te tudo sobre os treinos em grupo por 3 euros.

Entrevista Break Out: Treinos em Grupo por 3€

Quando, onde e como surgiu a ideia de criar o ‘Break Out – Outdoor Training’? 

A ideia já tem algum tempo. Começámos a explorar sobre a possibilidade de oferecer um serviço de treinos Outdoor no decorrer do ano anterior, contudo nunca chegámos a concretizar a ideia em ações. O nascimento da ideia segue na sequência do número elevado de pessoas que observámos a realizar atividade física nos diversos espaços públicos, sem qualquer tipo de acompanhamento ou cuidado com a técnica com que realizavam os seus exercícios.
Este ano, quando nos juntámos a trabalhar no Pump da Amadora, decidimos realmente operacionalizar a ideia e criar o "Break Out Outdoor Training". Tentámos juntar um pouco do mundo do Personal Training com as dinâmicas de aulas de grupo, tentando colocar toda gente em prática de atividade física de uma forma adaptada e ajustada às necessidades de cada um.


Porquê treinos na rua? 

Os treinos são na rua pela facilidade de acesso à grande maioria das pessoas, sem a fidelização a qualquer tipo de espaço ou marca. 
 

Que tipo de treinos são os treinos do Break Out? 

Os treinos "Break Out" estão organizados em 4 momentos. O primeiro momento, o aquecimento, é realizado de forma massiva. Damos as instruções, demonstramos os exercícios e as pessoas realizam, à semelhança do que se vive nas aulas de grupo. O segundo momento é um circuito composto por 10 a 15 exercícios, sendo a etapa principal do treino. É feita uma explicação prévia de todas as estações que o compõem, seguida de uma demonstração. Os participantes realizam cada estação durante 45 segundos, trocando em seguida para a estação seguinte. Esta troca decorre nos 15 segundos de descanso entre cada série de estações. O circuito é repetido 2 ou 3 vezes, dependendo do nível de treino dos participantes e do número de exercícios que o compõem. O terceiro momento centra-se no trabalho abdominal e de correção postural, realizado novamente de forma massiva. O quarto, e último momento, é a fase dos alongamentos, dirigida na totalidade por nós. 
 

Quem pode participar nos vossos treinos? 

A participação nos nossos treinos está aberta a qualquer pessoa, sendo os exercícios adaptados ao nível de treino de cada participante.

 

Quando e onde acontecem os treinos? 

Os treinos decorrem em vários horários e locais. Todas as segundas feiras na página do Facebook do "Break Out - Outdoor Training" é lançado o mapa semanal das aulas, onde as pessoas ficam a saber os locais e horários dos treinos, podendo proceder à inscrição. 
 

Como participar? 

Para participar basta enviar uma mensagem privada para a página de Facebook do "Break Out Outdoor Training", um comentário no mapa semanal lançado na página ou via e-mail para breakoutdoortraing@gmail.com.
 

Quanto custam? 

Cada treino tem o custo de 3 euros.
 

Quanto tempo dura um treino? 

Os treinos têm, em média, a duração de 1h15 minutos.

 

Atualmente há treinos na Amadora e Lisboa. Pretendem fazer treinos em outros locais? Já receberam pedidos para isso? 

A grande maioria dos nossos treinos decorreram na Amadora e na Expo, contudo já realizámos treinos no Jamor e no Parque Eduardo VII. Temos alguns pedidos para ministrar treinos em locais diferentes dos habituais. Estamos a tentar chegar à maior população possível e conseguir treinar nos locais que nos pedem, contudo nem sempre é fácil a questão logística de alguns locais. 
 

Como podem as pessoas encontrar motivação para treinar? 

As motivações para treinar dependem de cada um. Contudo a nossa equipa apressa-se a oferecer um ambiente motivante e desafiador para a prática. Os objetivos das pessoas são díspares, e dentro desses objetivos, existem diversas motivações. Sabemos que a grande maioria das pessoas tem a motivação de preparar o corpo para o Verão ou de conseguir atingir um corpo semelhante a alguém que veem como referência. Mas a grande motivação deve ser, numa fase inicial, a melhoria da qualidade de vida. O hábito da prática regular de atividade física só revela benefícios, conseguindo melhorar consideravelmente todos os campos da nossa vida.
 

E qual o vosso conselho para que não desistam de treinar? 

O nosso conselho para não deixarem de treinar é participarem nos treinos "Break Out" e desenvolverem o gosto pela atividade física. 
 

Qual é o vosso lema? 

Quebra a Rotina! 
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis