Alimentação 20Nov

Reducitarianismo, a nova tendência da alimentação saudável


Não são vegetarianos nem vegans. E de vez em quando, podem comer um bife, sem qualquer problema de consciência. Apresentamos-te o Reducitarianismo, a nova tendência da alimentação saudável, que pode ser adotada por qualquer pessoa que pretende reduzir o consumo de alimentos de origem animal sem grandes extremismos.
 

Reducitarianismo, a nova tendência da alimentação saudável

O Reducitarianismo é uma nova opção alimentar que tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores. Foi criada pelo norte-americano Brian Kateman, que afasta o ‘tudo ou nada’ do veganismo e do vegetarianismo e, em vez disso, propõe que se reduza conscientemente o consumo de alimentos de origem animal.

Brian Kateman diz ter “pouca paciência” para aquelas pessoas que se puniriam por dar uma dentada num hambúrguer. Brian acredita que este tipo de pensamento nos distrai do fato de que “comer menos carne continua a ser positivo”. E sublinha que é necessário que se celebre cada refeição vegetariana e que se comece a encarar o compromisso de cada um de reduzir o consumo de carne e outros produtos de origem animal como algo valioso e realista.

Brian fundou ainda a Reducetarian Foundation para incentivar as pessoas a “escolher comida saudável e sustentável” e no site é possível comprar o livro "The Reducetarian Solution" e aprender a cozinhar vários pratos vegetarianos. As fotografias que acompanham as receitas têm todas tão bom aspeto que é fácil esquecer a carne nem que seja apenas por uns dias.

Reducitarianismo, a nova tendência da alimentação saudável
 

Como funciona o Reducitarianismo?

A dieta é muito simples: diminuir o consumo de carne, peixe, lacticínios e ovos. A pessoa em questão é que decide como e quando o vai fazer. Brian sugere várias opções entre as quais, reducitariano durante os dias de semana, sendo que o fim de semana é reservado para comer carne e outros produtos de origem animal; reducitariano por apenas um dia ou ainda reducitariano apenas durante o período laboral (até as 18 horas por exemplo). 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1