Alimentação 27Set

Perder Peso: Qual a melhor altura para ingerir hidratos de carbono?


Quando o objetivo é perder peso, o momento em que ingerimos determinados nutrientes pode influenciar o resultado final. Muito se tem falado qual a melhor altura para ingerir hidratos de carbono quando o objetivo é perder gordura. Será de manhã, à noite, ou imediatamente após o treino? Tire todas as suas dúvidas!
 

Perder Peso - Qual a melhor altura para ingerir hidratos de carbono?

Ao contrário do que se pensa, os hidratos de carbono não são inimigos para quem quer perder peso e massa gorda. O truque está em saber identificá-los e investir nos que são melhores para o organismo, e claro, reservar a sua ingestão às alturas e quantidades certas. O pós-treino é provavelmente o momento mais favorável para o fazer! 
 
Depois do treino o músculo está mais sensível à insulina e tolerante aos hidratos de carbono. Isto significa que após a sua ingestão, mais serão canalizados para o músculo no sentido de repor o glicogénio parcialmente gasto durante o treino. Nesta altura os hidratos de carbono são essenciais para a reposição de energia e para a reconstrução do tecido muscular.

Quanto ao pré-treino, a ingestão de hidratos depende do tipo e da intensidade do treino. Se a intensidade for elevada, os hidratos de carbono assumirão sempre a preponderância como substrato energético, e como tal, poderão ser ingeridos previamente à sessão.


 
E quanto à ingestão de hidratos de carbono de manhã e à noite? A verdade é que varia de pessoa para pessoa, e a altura do dia em que se treina condiciona a melhor altura para os ingerir, ou em maiores quantidades. O pequeno-almoço é uma boa altura para consumir hidratos de carbono, mas em doses que rondam os 30 a 50 g. Esta quantidade irá dar energia ao corpo, após longas horas de jejum durante a noite.
 
Quanto ao jantar, não há estudos científicos que provem a sua restrição total, mas as refeições tardias podem reduzir a oxidação de ácidos gordos no dia seguinte e durante a noite. Podes optar por incluir doses moderadas, e de índice glicémico moderado, na refeição, 2 a 3 horas antes de dormir, pois os hidratos podem ajudar a melhorar o sono e a controlar o apetite pela elevação da serotonina e melatonina. E se treinas ao final do dia é também uma excelente forma de facilitar a redução do cortisol e a reposição do glicogénio muscular gasto!



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1