Bem-Estar 27Nov

É possível acelerar o metabolismo? Descobre tudo sobre este tema!


Metabolismo é um dos termos que aparece, com frequência, associado a exercício físico, alimentação, calorias e perda de peso. Mas afinal o que é o metabolismo? É possível acelerá-lo e perder peso? Descobre as respostas a estas e outras questões.
 

O que é o metabolismo?

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontecem nas células do nosso organismo e que transformam a comida em energia, utilizando-a para as mais variadas funções do corpo humano.

A quantidade de energia (ou de calorias) que o corpo necessita para manter e executar as funções básicas durante as horas de repouso chama-se taxa de metabolismo basal. A maior parte da energia que queimamos vem do metabolismo em repouso, sendo responsável por 60% a 70% do dispêndio energético diário. Quanto maior for esta taxa metabólica, mais energia é gasta, sendo, assim, mais fácil emagrecer e até manter o peso.
 

2. Como calcular a taxa de metabolismo basal?

É possível sabermos qual a nossa taxa metabólica basal, ou seja, saber quantas calorias precisamos por um período de 24 horas. Desta forma, conseguimos controlar melhor o peso. Para isso existe um método chamado Harris-Benedict que utiliza cinco parâmetros diferentes: sexo, altura, peso, idade e atividade física. Com base nestas variáveis, foram definidas as seguintes fórmulas:
 
TMB Mulher = 655,1 9,5 x Peso (kg) 1,8 x Altura (cm) – 4,7 x Idade
TMB Homem = 66,5 13,8 x Peso (kg) 5 x Altura (cm) – 6,8 x Idade
 
Após ser calculada a taxa, este método vai multiplicar este valor com o nível de atividade física, que vai de um nível sedentário até a uma atividade física intensa. A partir desse cálculo, chega-se ao número de calorias necessárias diariamente.
 

3. Algumas pessoas têm um metabolismo mais rápido do que outras?

Sim. A constituição física, a idade, o sexo e os genes influenciam a velocidade do metabolismo.

As células dos músculos requerem mais energia do que as células adiposas, pelo que as pessoas com mais músculos do que gordura têm tendência para ter um metabolismo mais acelerado.

À medida que envelhecemos temos tendência para ganhar gordura e perder músculo, o que explica o desaceleramento do metabolismo à medida que envelhecemos.

De modo geral, os homens têm tendência para ter um metabolismo mais acelerado, uma vez que, comparados com as mulheres, têm mais massa muscular, ossos mais pesados e mais gordura corporal.

O metabolismo também pode ser parcialmente determinado pelos genes, apesar de ainda não haver uma compreensão total deste facto. Mas não há dúvida de que os genes influenciam o tamanho dos músculos e a sua capacidade de crescimento, o que afeta o metabolismo.
 

4. As pessoas com peso a mais têm um metabolismo lento?

É frequente as pessoas com dificuldade em perder peso culparem o seu lento metabolismo. Contudo, existe pouca evidência para suportar este facto.

Existem estudos que demonstram que as pessoas com peso a mais têm um metabolismo mais acelerado do que as pessoas magras. Corpos maiores requerem mais energia para desempenhar as funções básicas do organismo. Assim, controlar a quantidade de calorias ingeridas é essencial para perder e manter peso.
 

5. Perder peso rapidamente pode desacelerar o metabolismo?

Várias investigações demonstraram que programas drásticos de perda de peso são um fator determinante para diminuir a taxa metabólica basal. Trata-se de uma resposta natural do organismo que assim tenta minimizar ou preservar a massa corporal face à restrição alimentar.

Quando se perde peso, tende a perder-se também massa muscular. Assim, o corpo tem menos trabalho de esforço a cada minuto para cumprir os processos do organismo. Contudo, nem todas as perdas de peso têm este resultado. Em processos de perda de peso graduais e controlados, o metabolismo não desacelera da mesma forma. Com uma perda lenta e gradual de peso, a taxa metabólica mantém-se estável.
 

6. O que fazer para acelerar o metabolismo?

Há quem diga que existem determinados alimentos e bebidas que ajudam a acelerar o metabolismo. No entanto, existe evidência pouco sólida relativamente este facto e acaba por não ser uma solução eficaz a longo prazo.

Apesar de não termos grande controlo sobre a velocidade do nosso metabolismo, podemos, sim, controlar a quantidade de calorias que gastamos através do nosso nível de atividade física. Quanto mais ativos formos, mais calorias queimamos.

Algumas pessoas que dizem ter um metabolismo rápido muito provavelmente são apenas mais ativas do que outras.
 

7. Existem condições de saúde que causam um metabolismo lento?

Existem algumas doenças e fatores que podem desacelerar o metabolismo, tais como o síndrome de Cushing e o hipotiroidismo.
No entanto, geralmente, o excesso de peso é consequência da ingestão de mais calorias do que as que são queimadas.
Se o peso não refletir a adoção destas mudanças no estilo de vida, é aconselhável falar com um médico.
 

Ver também



PUB
Precisa de um crédito?
1