Alimentação 27Dez

O que comer depois dos excessos das épocas festivas?


As épocas festivas são habitualmente sinónimo de excessos alimentares. Até porque as tentações à mesa são muitas, desde fritos, doces e outros alimentos calóricos. Por essa razão, o Clube Fitness sugere o que comer depois das épocas festivas, de forma a desintoxicar o organismo. 
 

O que comer depois dos excessos das épocas festivas?

Primeiramente é importante diminuir a quantidade de alimentos industrializados e dar-lhe alimentos naturais, sem químicos ou adoçantes. Alimentos como pão, bolachas, leites com chocolate ou mesmo leite com café e açúcar, devem ser evitados. Sem esquecer, claro, das sobras das épocas festivas: podem ser distribuídos pela família ou congelados para momentos mais pontuais. Então o que devemos comer especificamente nos dias seguintes às festas para compensar os excessos dos dias anteriores? Aqui ficam algumas dicas!
 

Um bom pequeno-almoço

As primeiras refeições pós-festas deverão ser energizantes e cheias de ingredientes com propriedades desintoxicantes, que nos permitam sentir no nosso melhor. Fruta, flocos de aveia e ovos, cozidos, mexidos ou escalfados, são alimentos que devemos comer depois dos excessos das épocas festivas, já que ajudam a eliminar as toxinas do nosso corpo.
 

Bebe água ou chá durante todo o dia

É através da urina que a maior parte dos resíduos do metabolismo são excretados. Assim, quanto mais água beberes, mais estás a promover a saída dos “excessos” dos últimos dias. Podes ainda optar por chás, que são termogénicos importantes e alguns ativam o metabolismo, como o chá-verde e o de gengibre.
 

Alimentos ricos em fibras

Depois dos excessos alimentares é normal que o intestino se ressinta, ficando mais cheio e lento. O nosso objetivo é tornar a passagem dos alimentos o mais rápida possível ao longo do tubo digestivo. Como fazemos isso? Aumentando o consumo de fibras, por exemplo: escolher frutas ricas em fibras (morangos, kiwis, manga, papaia), adicionar sementes às refeições (ex. linhaça, chia, sésamo), consumir cereais integrais (ex. pão e muesli) e consumir mais vegetais.
 

Hidratos de carbono complexos

Escolher arroz integral, batata-doce ou quinoa (de preferência, com muitos legumes, cozidos a vapor para não perderem propriedades e terem todo o poder antioxidante), são alimentos que ajudam o corpo a recuperar após as épocas festivas e dá-nos energia de uma forma constante por um longo período de tempo. 


Peixe, carne ou tofu biológico

Depois das épocas festivas, o ideal é que escolhas uma proteína com baixo teor em gordura ou com um perfil lipídico adequado.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1