Saúde 22Dez

Ideias erradas que engordam e prejudicam a saúde


Existem muitas ideias pré-concebidas que parecem ser as mais adequadas para um estilo de vida saudável, mas na realidade não passam de mitos que precisamos de desmistificar. Conhece algumas das ideias erradas que engordam e prejudicam a saúde.

Atualmente, dispomos de imensa informação sobre aquilo que comemos. No entanto, também existem muitos mitos que acabam por induzir a erro nas escolhas alimentares. Afinal, o pão engorda? Para emagrecer deve-se fazer menos refeições? Encontra todas as respostas que necessitas!
 

Ideias erradas que engordam e prejudicam a saúde


O peixe gordo engorda

Apesar de fornecerem mais calorias do que os peixes magros, não devem ser eliminados da dieta. É recomendável a ingestão de, pelo menos, duas porções de peixe gordo por semana.


Não se deve comer pão

O problema não está no pão, mas sim naquilo que se acrescenta ao pão (manteigas, doces, queijos, enchidos e compotas), já que o seu valor calórico aumenta significativamente. Quando consumido com moderação, o pão, sobretudo o escuro, dada a sua riqueza em fibra alimentar, pode ser um aliado da perda de peso.


 

Para emagrecer deve-se fazer menos refeições

Durante o dia devem ser feitas cerca de cinco a seis refeições, de modo a que o intervalo entre elas não seja superior a três horas e meia. Desta forma, estás prevenir o desenvolvimento da obesidade, a regular o aparelho digestivo e ainda a melhorar o teu rendimento nas atividades físicas e intelectuais.


Beber água às refeições engorda

A água não fornece calorias, por isso não engorda. É fundamental para o funcionamento do organismo e é indispensável em qualquer dieta. Durante uma dieta de emagrecimento deves aumentar o seu consumo.


A cerveja faz barriga

O consumo moderado de cerveja não contribui por si só para um aumento da massa abdominal. A chamada “barriga de cerveja” deriva de um excesso de calorias ingeridos e/ou pouco gastas pela fraca atividade física. No entanto, se o objetivo é perder peso, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser abolido.


As tostas são saudáveis

As tostas, quando comparadas com igual quantidade de pão, fornecem mais calorias, uma vez que são mais ricas em gordura e pobres em água.


As leguminosas engordam

As leguminosas são ricas em proteínas, hidratos de carbono, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como o ferro e o cálcio. Devem fazer parte de uma dieta e serem ingeridas diariamente, seja na sopa ou no prato principal, o equivalente a cerca de três a seis colheres de sopa.


Há alimentos proibidos

É verdade que alguns alimentos são poucos saudáveis. Mas isso não significa tenham de ser considerados alimentos proibidos. O seu consumo deve ser moderado.


 


O gás dos refrigerantes engorda

O gás presente nos refrigerantes não possui calorias assimiladas pelo organismo. O que acontece é que os refrigerantes têm, na sua maioria, açúcar adicionado, pelo que o seu consumo regular pode contribuir para o aumento de peso.


O azeite é uma gordura saudável e não engorda

Vários estudos indicam que o consumo de azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Mas, apesar de ser saudável, o azeite tem tantas calorias como qualquer gordura. O seu consumo deve ser feito de forma equilibrada.


Todas as gorduras vegetais são boas

Nem todas. Existem gorduras, como a de coco ou palma, usadas na preparação industrial de alimentos, que fornecem ácidos gordos saturados. Em grandes quantidades podem ser prejudiciais. O mesmo acontece no caso das gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas, as gorduras trans.


Todas as pessoas devem tomar suplementos alimentares

Uma alimentação completa, variada e equilibrada fornece todos os nutrientes que o organismo necessita. A prescrição de suplementos alimentares pode fazer sentido em alguns casos, no entanto, não podem ser encarados como substitutos de uma alimentação saudável.


 

 

Os ovos aumentam os níveis de colesterol

O teor de colesterol nos ovos só é preocupante para indivíduos com níveis de colesterol elevados. Este alimento é rico em proteína, vitaminas e minerais. A gema é rica em vitaminas do complexo B, vitaminas A e D, ferro, fósforo e zinco.
 

Os alimentos light ou magros emagrecem

Os produtos light possuem menos calorias, mas isso não significa que possam ser consumidos à vontade. É essencial ter atenção aos rótulos destes produtos. Muitas vezes, verifica-se a diminuição da quantidade de gordura, mas simultaneamente o aumento da quantidade de açúcares.
 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1