Saúde 12Nov

Ginásios são locais de baixo risco de contágio da covid-19


O estudo confirma que os ginásios são ambientes seguros e com risco relativamente baixo de infeção.
 

Ginásios são locais de baixo risco de contágio da covid-19

Segundo as conclusões preliminares de um novo estudo realizado pelo Sheffield Hallam’s Advanced Wellbeing Research Centre (AWRC) e a Universidade King Juan Carlos, em Espanha, os ginásios, clubes de fitness e instalações de lazer são locais onde o nível de contágio pelo vírus SARS-CoV-2 é “extremamente” baixo.

O estudo denominado SafeACTiVE, encomendado pela EuropeActive, analisou mais de 62 milhões de visitas a ginásio desde setembro e concluiu que a taxa média de infeção é de 0,78 por 100 mil idas, com apenas 487 casos positivos. Do estudo, fizeram parte ginásios da Alemanha, França, Suécia, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Noruega, Suíça, República Checa, Polónia, Dinamarca, Luxemburgo e Reino Unido.

Em comunicado, a Universidade de Sheffield Hallam diz que "as descobertas atenuam as preocupações de saúde pública sobre a segurança dos ginásios" e confirmam que poderão ser ambientes seguros e "com risco relativamente baixo de infeção".
 
"Os dados do estudo SafeACTiVE mostram que os ginásios na União Europeia são locais seguros para praticar exercício. (...) Sabemos que estar fisicamente apto pode ajudar a reduzir a gravidade da infeção por covid-19 e, além disso, ser ativo pode ajudar a enfrentar psicologicamente os desafios de uma segunda onda da pandemia", disse em comunicado Rob Copeland, diretor do AWRC.
 
Já Alfonso Jimenez, chefe da THINK Active na EuropeActive, diz estar "muito satisfeito por se confirmar um nível tão baixo de risco de infeção em ginásios" e reforça: "A boa forma e a atividade física são uma parte fundamental da solução durante a pandemia para ajudar a fortalecer o sistema imunitário".
 
O relatório final deste estudo está previsto para ser lançado ainda em novembro e vai incluir informações detalhadas por região e país, considerando as diferenças nas taxas de infeção na Europa.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1