Suplementos 20Fev

Estudo diz que a proteína de ervilha é eficaz no aumento da espessura muscular


Os efeitos da suplementação proteica na espessura e na força muscular parecem ser largamente dependentes da sua composição. O estudo conduzido por Babault et al. (2015) teve como objetivo comparar o impacto de uma suplementação oral com proteína vegetal da ervilha, Whey protein ou placebo na espessura e força do músculo bíceps braquial, após um programa de treino de resistência de 12 semanas. Para isso, 161 homens com idades entre 18 e 35 anos foram randomizados para receberem 25 g de proteína de ervilha (n=53), 25 g de Whey protein (n=54) ou placebo duas vezes ao dia, durante o período de treino de 12 semanas.

Os testes foram realizados nos músculos bíceps na inclusão (D0), na metade (D42) e pós-treino (D84). A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida num dinamômetro isocinético. Os resultados demonstraram que, os participantes mais fracos (com relação à força na inclusão), os aumentos de espessura foram significativamente diferentes entre os grupos ( 20,2 ± 12,3%, 15,6 ± 13,5% e 8,6 ± 7,3% para ervilha, Whey e Placebo, respetivamente). Os aumentos de espessura foram significativamente melhores no grupo proteína de ervilha quando comparado com o placebo. Já entre o Whey e as outras duas condições não houve diferença.

A força muscular também aumentou com o tempo sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Os investigadores concluíram que um treino apropriado, a suplementação com proteína de ervilha promove melhores aumentos na espessura muscular, quando comparado ao placebo, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento muscular. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite.

FONTE: Babault N1, Païzis C2, Deley G2, Guérin-Deremaux L3, Saniez MH3, Lefranc-Millot C3, Allaert FA4. Pea proteins oral supplementation promotes muscle thickness gains during resistance training: a double-blind, randomized, Placebo-controlled clinical trial vs. Whey protein. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Jan 21;12(1):3. doi: 10.1186/s12970-014-0064-5. eCollection 2015.
 


Filipe PT Filipe Cabral - Personal Trainer ao domicílio e Massagista na zona de Lisboa.
Filipe Cabral tem 33 anos e é mestre em Ciências do Desporto, pela Universidade da Beira Interior. Durante o seu percurso profissional já foi treinador de canoagem no Clube Naval do Seixal e Massagista no Clube de Futebol União da Madeira. No entanto, atualmente dedica-se ao serviço de Personal Trainer ao domicilio, onde planeia treinos individuais ou em grupo adequados a cada atleta.
Página de Facebook
 
 



Precisa de um crédito?
1