Motivação 13Jan

Como definir (e atingir) objetivos para o ano novo


É inevitável. Começa um novo ano e enchemo-nos de boas intenções e de resoluções que queremos concretizar. Mas na maioria das vezes, passado um mês já nem nos lembramos do que definimos e
voltamos aos velhos hábitos e rotinas. E nada muda. Mas há uma forma de manteres a motivação e cumprires com aquilo a que te comprometeste. Sabe como!

 

Objetivos SMART: o que são?

Muito provavelmente já deves ter ouvido falar nestes objetivos, normalmente associados a estratégias de negócio.

Este é um método de definição de objetivos baseado em 5 fatores, explícitos no acrónimo:
  • Specific (específicos): simples, claros e precisos;
  • Measurable (mensuráveis): devem poder ser medidos;
  • Attainable (alcançáveis): devem ser realistas por isso, possíveis de atingir;
  • Relevant (relevantes): devem ser importantes e ter um benefício significativo;
  • Time Bound (limitados no tempo): devem ter um prazo para a sua concretização;
Funciona como uma espécie de checklist na qual cada objetivo é avaliado para averiguar se tem condições para atingir um determinado resultado.


Definir objetivos SMART

Este método permite definir, planear e atingir objetivos. Se incluírem as 5 características SMART, os objetivos vão ser suficientemente atraentes, poderosos e mobilizadores. Desta forma, aumentas a possibilidade de alcançar o que mais desejas.

Começa por um passo simples. Escreve os teus objetivos para este ano. Não penses em editá-los agora, escreve-os apenas.



Passo 1: Específico

Reescreve cada um dos objetivos para que sejam simples e claros. Este é o primeiro passo para dirigir o foco e conduzir os pensamentos e as ações na direção pretendida. Para isso, deves definir onde queres chegar de um modo simples e único, específico, preciso e conciso.

Objetivo vago: “Quero perder peso”.
Objetivo específico: “Quero perder 10kg”.



Passo 2: Mensurável

Um objetivo deve poder ser medido. Acompanhar o progresso de um objetivo é determinante para te manteres motivado ao longo do caminho. Avaliar os progressos ajuda a manter o foco na meta e a cumprir prazos. Ao mesmo tempo, desperta emoções positivas à medida que te vais aproximando do cumprimento do objetivo.

Objetivo imensurável: “Quero perder peso”.
Objetivo mensurável: “Quero perder 10kg”. Verificável de cada vez que sobes para a balança.



Passo 3: Alcançável

Um objetivo realista é algo que pode ser alcançado e cujo sucesso é uma possibilidade. Por isso, é importante avaliar se é mesmo possível chegares onde queres. 

Para um objetivo poder ser atingível é essencial que dependa apenas de ti e daquilo que és capaz de fazer para o alcançar. Deve estar na tua esfera de influência e não na dependência de outras pessoas.

Objetivo irrealista: “Tenho 70 kg e quero perder 10kg até ao Carnaval.”
Objetivo alcançável: “Tenho 70kg e quero perder 10kg até ao verão”. E ires subindo para a balança com alguma frequência para avaliares se estás no bom caminho.



Passo 4: Relevante

É necessário garantires que o objetivo escolhido é importante e tem um benefício significativo. Só desse modo se tornará suficiente mobilizador da tua ação. É também necessário perceberes se está alinhado com os teus valores e com os outros objetivos. Ou, pelo contrário, se pode comprometer a realização de outros planos. Afinal, as emoções são o motor das nossas ações e, por esse motivo, há que alimentar emoções
positivas.

Objetivo pouco significativo: “Quero perder muito peso para ficar parecido com aquela pessoa”.

Objetivo relevante: “Quero perder 10kg para ser mais saudável e para me sentir bem na minha roupa”.



Passo 5: Limitado no tempo

O objetivo deve ter um prazo para a sua concretização. De outro modo, não terá um fim à vista e não poderá ser controlado. É, pois, importante estabelecer objetivos com uma data limite.

Objetivo com prazo indefinido: “Quero perder 10kg”.
Objetivo limitado no tempo: “Quero perder 10kg em 6 meses”.



Manter a motivação e atingir objetivos

Se um dos teus objetivos no início deste ano foi, tal como nos exemplos demonstrados, perder peso, um objetivo SMART poderia ser: “Quero perder 10kg nos próximos 6 meses”. Dependerá, claro, do ponto de partida de cada um e de um acompanhamento frequente do caminho até à meta.

Experimenta usar este método de definição de objetivos SMART para tornar os teus desejos vagos em objetivos com metas aliciantes e alcançáveis. Vais ver como criar objetivos estruturados vai ajudar-te a concretizá-los.



PUB
Precisa de um crédito?
1