Entrevista 27Mar

À Conversa com Daniela Duarte // Agita Kalorias


Daniela é nutricionista e autora do blog Agita Kalorias, onde defende que uma alimentação saudável não é comer menos mas sim comer com mais consciência sabendo fazer as escolhas certas e personalizadas. É assim que tenta motivar todas as pessoas que lhe pedem aconselhamento profissional. O Clube Fitness esteve à conversa com Daniela Duarte do blog Agita Kalorias.
 

À Conversa com Agita Kalorias

 
Daniela és licenciada em Ciências da Nutrição. O que te motivou a estudar esta área?
Inicialmente a minha tendência sempre foi seguir desporto. O meu interesse surgiu quando aos 15 anos acompanhei a minha mãe a uma nutricionista. Lembro-me de chegar a casa e ficar no quarto a brincar e a “passar planos alimentares”, penso que ainda tenho lá umas folhas desse tempo. Mais tarde, no ingresso à Universidade lembro-me de ainda ponderar Medicina dentária mas sempre com 1ª opção por Ciências da Nutrição e assim foi.

Na tua opinião, quais as principais funções de uma nutricionista? 
Em contexto clínico temos de ter um bocadinho de tudo. Não chega só saber qual o plano alimentar mais indicado mas sim ter a capacidade de criar empatia, de motivar para que a pessoa se sinta confiante no profissional e em si própria. Estou certa de que o sucesso não é só o plano alimentar e a reeducação alimentar mas MUITO motivacional também.


 
Atualmente, já existe uma grande procura por consultas de nutrição. Quais são as principais necessidades da população? 
Trabalho em contextos diferentes. No ginásio as pessoas estão mais informadas. São curiosas e gostam de experimentar novos alimentos e combinações. Em clínica a abordagem é mais simples e as adaptações têm de ser feitas com mais calma. Muitas pessoas acham que sabem imenso sobre alimentação e ficam chocadas quando explico o quão estão erradas. Todos aprendemos diariamente e todos teremos ainda muito para apender quanto a alimentação até porque o que é certo para o “Manel” pode ser totalmente errado para “Teresa”

Em 2013, criaste o blog Agita_Kalorias, onde partilhas receitas, artigos, opiniões sobre nutrição e alimentação saudável. Na tua opinião, quais os alimentos que não devem faltar na despensa para ter uma alimentação saudável
Atualmente há coisas que não dispenso: batata-doce, peixes gordos, frutos secos como o caju, vegetais, aveia, panquecas ou tapioca.

Na prática e em termos gerais, o que é para ti uma alimentação saudável? 
Alimentação saudável não é comer menos mas sim comer com mais consciência sabendo fazer as escolhas certas e personalizadas.


 
Até que ponto uma alimentação saudável e equilibrada, pode ter uma influência positiva na prevenção de fatores de risco, para evitar doenças como as doenças cardiovasculares?
Sabemos hoje e com cada vez mais convicção que as doenças cardiovasculares estão associadas aos nossos hábitos de vida: alimentares, de stress, poucas horas de sono e sedentarismo. Evitar o dano e o sofrimento em vida é aquilo que a alimentação saudável pretende. Podendo assim aproveitar ao máximo e com qualidade o dia-a-dia.
 
Existem alimentos que devemos eliminar de um plano de alimentação saudável. Consegues dizer-nos alguns desses alimentos? 
Minha nossa, são tantos. Alimentos processados são os primeiros. Costumo dizer sempre para desconfiar quando um produto dura anos no pacote. Tem sempre algum conservante adicionado para que a sua durabilidade seja maior. Evitar alimentos com açúcares simples como bolachas, bolos e cereais de pequeno-almoço. Estar atento à quantidade de sal dos produtos embalados. Contudo, o segredo está no equilíbrio alimentar.

Que alternativas saudáveis sugeres para substituir o açúcar?
Para mim as mais simples e naturais são: o mel, as tâmaras, pois têm também uma boa quantidade de fibra ou o açúcar de coco.
Ainda assim é importante explicar que o nosso gosto se adapta e por isso a redução gradual de açúcar deve existir. É uma questão de hábito.



Regimes alimentares diferentes, como por exemplo o vegetariano, podem ser equilibrados? Quais os principais cuidados a considerar? 
Podem ser equilibrados mas devem ser feitos com muita cautela e ajuda de profissionais especializados. Por exemplo um vegan que não saiba ter um bom aporte de proteína vegetal poderá ter carências de Vitaminas e por vezes um maior consumo de hidratos de carbono.

Enquanto nutricionista o que achas de fazer uma cheat meal por semana?
A nossa vida social é muito feita à mesa. Quando queremos combinar alguma coisa com amigos pensamos logo no jantar, no lanche, no almoço. Por isso, é importante que essa refeição exista até para que não seja um suplício. Alguns estudos apontam até para um efeito benéfico nos níveis de stress quando se sabe que se pode cometer esta cheat meal.

Para ajudar a tonificar e ganhar massa muscular, que pré-treino e pós-treino sugeres? 
Tudo depende do objetivo, do tipo de treino e da intensidade. Contudo, um dos pré-treinos que acho bastante equilibrado e energético é batata-doce e fruta. No pós-treino o objetivo é recuperação muscular então privilegio fontes de proteína como o ovo cozido.
 
 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1