Alimentação 24Out

6 benefícios das castanhas


Assadas ou cozidas, ninguém lhes fica indiferente assim que as temperaturas começam a descer, mas será que conheces todos os benefícios das castanhas

A castanha é um alimento rico em hidratos de carbono complexos e em gordura saudável. Na culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida cozida, assada, em sopas, guisados e até na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos. Apesar de ser um fruto sazonal, já se encontra disponível no mercado todo o ano, descascada e congelada. Conhece todos os benefícios das castanhas!


6 benefícios das castanhas
 

  1. Reduz os níveis de colesterol no sangue, bem como de ácidos gordos monoinsaturados que reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam os níveis do bom colesterol (HDL).  
  2. Ajuda a reduzir sensações de cansaço e esgotamento cerebral. Está altamente recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico. 
  3. Por ser rica em minerais, a castanha é indicada para fortalecer o cérebro e melhorar todas as funções intelectuais do ser humano reduzindo o risco de depressão. 
  4. A sua ingestão é recomendada a pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos pela riqueza em potássio e pobreza em sódio. No entanto, a quantidade ingerida deve ser moderada.
  5. Ajuda a dormir melhor. O aminoácido triptofano presente na castanha ajuda a relaxar e a conciliar o sono.
  6. Desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. O fósforo é um mineral essencial, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de ossos e dentes.


Sabias que...
As castanhas tiveram uma enorme importância na dieta dos portugueses? No século XVII era um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando a substituir o pão ou as batatas.


100 g de castanhas:

Potássio: 571 mg
Gordura: 1,3 g
Hidratos de carbono: 45,5 g 
Água: 39,5 g 
Calorias: 211



 

PUB

Sugestões Prozis



Precisa de um crédito?
1