Saúde 24Out

10 alimentos que previnem gripes e constipações


Nariz a pingar, dor de cabeça e mal-estar. Sinais que está a chegar uma gripe ou constipação! Mas sabias que estas podem ser prevenidas através da alimentação?  Eis o que deves comer para te manteres protegido.
 

10 alimentos que previnem gripes e constipações

 

1. Leite e derivados

O leite e os seus derivados são excelentes fontes de cálcio e bactérias lácteas que vão ajudar a manter a flora intestinal saudável.  
 

2. Citrinos

Alimentos ricos em vitamina C, como o limão, laranja ou tangerina reforçam a imunidade.
 

3. Frutos secos

Nozes, amêndoas ou avelãs são boas fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.
 

4. Cenoura

Rica em vitamina A e C, a cenoura contribui para o aumento da imunidade do organismo e no combate às infeções.
 

5. Legumes verdes

Couves, brócolos, espinafres e rúcula são bons exemplos de alimentos que possuem antioxidantes capazes de manter a imunidade em alta.
 

6. Alho e cebola

Tanto o alho como a cebola possuem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Podem também ser importantes a atenuar os sintomas.
 

7. Ómega 3

Possui ação anti-inflamatória e está presente em peixes gordos como o salmão, sardinha e o atum

 
8. Gengibre

As suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes são ideais para aliviar os sintomas da gripe e constipação, assim como dores de garganta.


9. Mel

Considerado o "néctar divino", o mel ajuda a aumentar as defesas, tem um grande poder antioxidante e uma elevada concentração de vitaminas e minerais.


10. Própolis

O própolis possui ação antibacteriana e antiviral, contribuindo para o combate às gripes e constipações, pneumonias e doenças do aparelho respiratório.



 

PUB

Sugestões Prozis



Precisa de um crédito?
1