Musculação 05Ago

Quanto tempo devem os músculos descansar entre treinos?


Quando trabalhamos os músculos com mais intensidade do que aquilo a que estamos habituados, a resposta muscular é o crescimento. Porém, isso só acontece quando damos o descanso merecido que o corpo necessita. Como podemos descansar os músculos após o treino? Não há forma mais eficaz do que dormir! Sim, dormir umas boas horas de sono (7-9) promove a recuperação. Isto vai dar a oportunidade aos teus músculos de crescer e descansar!

O descanso é um fator primordial para o ganho muscular! Todos os exercícios físicos que realizamos, nas diferentes intensidades, durações e volumes, originam algum stress no corpo propocionalmente ao estímulo. Mas tudo depende de cada pessoa e claro de cada treino. Os fatores de intensidade, frequência, duração, hábitos nutricionais e stress contam e muito.
 

Quanto tempo devem os músculos descansar entre treinos?

Costumas treinar todos os dias peito, braços ou pernas? Todos temos um grupo muscular no qual somos mais fortes e, como tal, gostaríamos de treinar esse grupo muscular todos os dias. Porém, este é um dos erros mais comuns nos atletas. Isto porque se continuarmos a castigar o músculo enquanto ele está em recuperação, estaremos a desgastá-lo, em vez de desenvolvê-lo.

Recuperar da fadiga e das micro-lesões que ocorrem nos músculos após cada sessão de treino é fundamental para um corpo, saudável e forte.

Para regenerar todo o corpo, não só necessitas de descasar um determinado músculo, como o corpo inteiro. O cansaço acumulado pode levar o corpo a um estado de overtrainig (excesso de treino). 

Mas quanto tempo de descanso é suficiente para recuperar os nossos músculos?
  • Descansos de 30 a 90 segundos entre séries;
  • Imediatamente após o exercício (nas primeiras horas após o exercício);
  • 48 a 72 horas após os exercícios.



 

Tipos de recuperação

Recuperação neurológica

O sistema nervoso é responsável pela utilização dos músculos no treino. Se fizermos um treino intensivo, o sistema nervoso vai precisar de um maior tempo de recuperação.

Recuperação fisológica

Os músculos só conseguem aumentar de tamanho e de força se forem estimulados através de exercício intenso. Depois disso, com o devido descanso e nutrição, o corpo inicia um processo de “sobrecompensação”, através do qual recupera a energia e as fibras que perdeu e ainda "ganha" fibras novas, tornando-se mais forte e volumoso.

Recuperação mental 

Quando exercitamos um músculo, esse músculo irá precisar de descanso posterior. O descanso pós-treino tem de ser encarado como um “tarefa obrigatória”, para que o corpo se consiga renovar e manter-se forte e saudável. 

 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis