Alimentação 17Jan

Quais os benefícios do arroz integral?


O arroz integral é um grão descascado não-polido, de tom acastanhado, que preserva a maioria dos nutrientes. É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, é rico em fibras, o que ajuda no bom funcionamento intestinal e mantém a saciedade durante um maior período de tempo.

Mais quais são os seus benefícios para a saúde?
 

Quais os benefícios do arroz integral?


1. Ajuda a emagrecer

O arroz integral é ideal para quem está a tentar manter ou perder peso, uma vez que é rico em fibras, o que significa estar sem fome durante mais tempo.
 

2. É bom para os músculos

Uma chávena cozida de arroz integral pode conter 7 gramas de proteína e 3 gramas de fibra. Além disso, o arroz integral é um hidrato de carbono de absorção lenta, ou seja, após a digestão, a glicose vai sendo libertada de forma mais gradual para a corrente sanguínea e isso permite que o corpo tenha mais energia e força para os treinos.
 

4. Ajuda a controlar a diabetes

O arroz integral é ótimo para diabéticos e indivíduos hiperglicêmicos. Tem um baixo índice glicêmico, que é útil na redução de surtos de insulina e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.


5. Melhora a saúde digestiva

É um excelente alimento que deve ser incluido à alimentação diária para manter um sistema digestivo saudável. A fibra que contém ajuda a regular a função intestinal e mantém a sensação de satisfação alimentar.


6. Previne cancro

O arroz integral é útil na prevenção do cancro de cólon, cancro de mama e leucemia. Este efeito benéfico pode ser atribuído à presença de potentes antioxidantes e alto teor de fibras.


7. Melhora o funcionamento do sistema nervoso

O arroz integral é benéfico para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Ajuda na aceleração do metabolismo no cérebro, devido à presença de vitamina B e minerais essenciais, como manganês e magnésio.


8. Contém propriedades antidepressivas

Este grão possui qualidades antidepressivas e ajuda no combate a transtornos relacionados à ansiedade.


9. Aumenta a imunidade

O arroz integral é carregadinho de vitaminas, minerais e outros componentes  essenciais que ajudam a ativar o sistema imunológico. O arroz integral nutre o corpo, acelera a cicatrização e aumenta a capacidade do corpo de combater infecções.


10. Melhora a saúde dos ossos

É rico em magnésio que, junto com o cálcio, fornece a estrutura física dos ossos. Além disso, impede a desmineralização óssea e é benéfico para condições médicas como artrite e osteoporose.



 

PUB

Sugestões Prozis