Bem-Estar 16Jun

Quer Praticar Desporto? Exercício Físico aos 30, 40, 50 e 60 Anos

Atualmente muito se fala sobre a importância de praticar atividade física como uma forma de prevenir uma série de doenças, mantendo o corpo em forma e ter uma melhor qualidade de vida. Que a prática de exercício físico é uma espécie de elixir de juventude, já todos sabemos. Mas o desporto que se faz aos 20 não é o mesmo que se deve fazer aos 40. Quer praticar desporto? Então é fundamental saber que exercício praticar em cada idade.
 
O cansaço físico e mental e o stress não escolhem idade para surgir. Um dos métodos mais eficazes para combater esse cansaço é a prática de alguma atividade física. Musculação, corrida, ginástica? Conheça os desportos mais indicados para a sua faixa etária.

Quer Praticar Desporto? Exercício Físico aos 30, 40, 50 e 60 Anos 

Antes dos 30 anos

Antes dos 30 anos, o corpo está preparado para atividade física mais ativa. Running, fitness ou musculação são os exercícios físicos ideias para esta faixa etária. É fundamental a escolha de um desporto que motive e não exagerar no esforço feito.

30 aos 40 anos

Nesta fase acontecem muitas mudanças a nível orgânico, sobretudo nas mulheres. Se por um lado o metabolismo fica mais lento, por outro, a pele perde elasticidade, sendo que as hormonas também não dão tréguas. As principais sugestões de atividades são: alongamentos, musculação, ténis, atividades aeróbicas e ginástica. 

40 anos

Alcançada a década da maturidade, o importante é levar o desporto com serenidade e constância. Esta é a idade onde existe um maior risco de lesões musculares e das articulações, principalmente quando se começa a praticar atividades físicas vigorosas após um período longe de inatividade. Nesta fase organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia-a-dia, a autoestima e a qualidade dos movimentos. Caminhadas e exercícios de musculação são aconselhados.

40 e os 60 anos

Ioga e meditação são as palavras-chave. Sendo esta a etapa da vida em que habitualmente somos mais pacientes, pensativos e com uma maior capacidade para perceber quais as necessidades do nosso corpo, o ioga e as vantagens físicas inegáveis — desde a elasticidade e resistência ao relaxamento — é apresentado como a solução. Em geral, os objetivos da realização de atividade física regular para a população a partir desta faixa etária são: prevenir e corrigir deformidades, manter a mobilidade articular necessária para a realização de atividades básicas e melhorar a capacidade cardiorrespiratória.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis