Motivação 06Abr

Como Fazer o seu Parceiro Começar a Treinar?

Um problema bastante comum é o facto de uma pessoa querer ficar em forma e a outra não estar tão motivada assim. Para um casal, este é muitas vezes um obstáculo, sobretudo para quem quer estar em forma. Então, como fazer o seu parceiro começar a treinar?

Mesmo que não consiga fazer com que ele(a) vá treinar consigo ou entre no mesmo ritmo, deixamos aqui algumas dicas de como motivar e fazer com que o seu parceiro se torne numa pessoa mais saudável, para que vocês possam viver mais felizes e em forma, claro.

Como Fazer o (meu) Parceiro Começar a Treinar?

1. Não coloque o seu parceiro(a) na defensiva

Envergonhar o parceiro(a) pelas opções de estilo de vida ou o facto de ter umas “gordurinhas” a mais em nada vai ajudar. Caso contrário ele(a) vai ver-se forçado a fazer algo que não concorda.

2.Explique a razão pela qual está a fazer esta mudança

O caminho para uma vida saudável e fit nem sempre é bem aceite pelo parceiro(a). Por isso falem! Converse calmamente com o seu parceiro(a) e explique os seus objetivos e que está fazer isto tanto para sua saúde física como mental e para isso precisa de treinar com regularidade e comer saudável.

3. Envolva o seu parceiro(a) pedindo ajuda

Algumas pessoas conseguem automotivar-se, para outras isso não é suficiente. Pede ajuda ao teu parceiro(a), de certeza que será um bom motivo para que ele também se torne ativo.

4. Ajude-o a encontrar um objetivo com significado

Cada pessoa deve ter objetivos definidos e um prazo. Se o seu parceiro(a) ainda não tem, ajude-o(a) a criar uma meta e a manter o foco. 

5. Crie um ponto de referência

Estando os dois focados é mais fácil serem honestos um com o outro e manterem-se no caminho certo. Se algum de vocês estiver a cometer deslizes, o outro irá mencioná-lo e ajudar a voltar ao caminho certo.

6. Encontre uma forma discreta de trazer os problemas de saúde à tona

Temos que ter muito cuidado quando fazemos esta abordagem para não magoarmos o nosso parceiro(a). Uma foto ou vídeo antigo é uma ótima maneira de mostrar o quão “fit” já foram ou como a vossa vida fitness decaiu.

7. Faça disto um processo divertido

Nem toda a gente gosta de aulas de grupo ou de “levantar pesos”. Explorem várias aulas e atividades e encontrem um estilo que ambos gostem. Lembre-se de que você não consegue mudar os hábitos de exercícios de alguém do dia para a noite.

8. Faça algo mais “de casal”

Não precisam de fazer os mesmos exercícios (nem convém), mas reserve algum tempo para treinar lado a lado ou fazer uma caminhada à noite juntos.

9. Ajude a criar o momento

Começar é sempre a parte mais difícil. Encontre uma forma de dar aquele empurrão inicial no seu parceiro sem forçá-lo. Ajude o seu parceiro a experimentar coisas novas enquanto você o encoraja.

10. Escolha as recompensas certas

Lembre-se de recompensar quando atingir um objetivo. Isso cria uma associação positiva com as suas metas, recarrega as baterias e melhora o empenho em atingir o próximo objetivo.

11.Seja um exemplo

Ter o suporte de seu parceiro(a) facilita o processo de se manter no rumo certo, mas se o seu parceiro(a) o vir a fazer batota nos treinos ou nas refeições, só vai deixar mais fácil que ele também caia em tentação. No começo, terá que ser forte pelos dois.

12. Determine os seus valores

Se todos os outros esforços falharem, tenha uma conversa séria sobre saúde. Lembre-se que, mesmo sendo uma tática mais direta, você deve usá-la com cuidado. Se sair atirando para todo lado, simplesmente não vai funcionar. Você só vai fazê-lo(a) levantar as defesas. Tome o tempo de falar tudo e chegarem a um entendimento conjunto.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis