Entrevista 20Jun

Operação Ano Inteiro com Margarida Santos

A Margarida lançou o seu blogue, Operação Ano Inteiro, em Dezembro com o objetivo de partilhar com todos  os amantes do exercício físico e de alimentação saudável a sua experiência, dicas, treinos e alimentação. Nunca foi fã de desporto, mas sempre praticou. No início imposto pelo mãe, Margarida sempre complementou os estudos com algum tipo de atividade física, desde Ténis à Natação e passou até pelo Ballet!
Hoje em dia adora treinar e não passa uma semana sem fazer exercício. Deixou de ser uma obrigação e passou a ser parte da sua rotina diária que gosta e com a qual se sente bem.

Atualmente que tipo de exercício físico praticas? 
Apenas ginásio. Gosto de correr, andar de bicicleta e de treinos funcionais. Quando o tempo permite prefiro sempre treinar ao ar livre. 
 
Quantas vezes por semana praticas exercício físico? 
Gosto de ir ao ginásio em média 4 vezes por semana. 
 
Preferes ir ao ginásio de manhã ou ao final da tarde? Porquê? 
De manhã sinceramente antes do trabalho. Quando não dá tento ir na minha hora de almoço. Ao final da tarde normalmente estou cansada e apetece-me fazer outro tipo de programas (ou descansar ou estar com os meus amigos :) ).
 
O que menos gostas na prática de exercício físico? Porquê? 
Talvez o facto de ter de lavar o cabelo todos os dias! Ahah se bem que já ando a contornar este facto…
 
O que gostas mais na prática de desporto / exercício físico? 
A sensação que provoca em mim. Sempre fui um bocadinho hiperactiva, o ginásio ajuda-me muito a libertar energia e a acalmar-me. 
 
Onde vais buscar motivação? 
A outras pessoas que treinam e gostam mas a maior de todas dentro de mim, juro!
 
Tens algum lema? Qual? 
Vários! Vá, um deles ... O equilíbrio é mesmo o segredo da vida.
 
A par do exercício físico, também tens uma alimentação saudável. Que tipo de cuidados tens? 
Sim, confesso que nunca fui uma pessoa disciplinada e sou mega fã de doces. Tomar o pequeno almoço, respeitar o horário das refeições, comer pelo menos 3 peças de fruta por dia e comer sempre sempre sopa tanto ao almoço como ao jantar antes do prato principal. O que tento fazer hoje em dia é comer bem durante a semana para ao fim-de-semana estar mais livre.
 
Quais os alimentos mais importantes para uma alimentação equilibrada e saudável? 
Todos! Adoro comer e como de tudo com excepção do leite. Os meus alimentos predilectos talvez fruta, aveia, peixe... mas para uma alimentação equilibrada tem de se comer de tudo, a meu ver! Bolos e bolachas não conta.
 
Habitualmente, o que preferes comer ao pequeno-almoço? 
Um sumo natural feito na altura (ex: morango, framboesas, courgette, 1c. cha sementes chia, ½ leite amendoa), papas de aveia ou uma panqueca. As receitas estão todas no meu blogue!!
 
Porque escolheste “Operação ano inteiro” como nome do teu blogue? 
Porque reflecte o meu estilo de vida. Acho que o exercício físico e a alimentação saudável é um projecto de ano inteiro e não só de verão, inverno ou primavera. Daí eu não ser uma pessoa restrita, gosto muito de comer e como de tudo, tenho é de manter um equilíbrio sempre! Isso é o mais importante para mim.
 
Que conselho darias a alguém que quer perder peso e transformar o estilo de vida?
Sentes-te bem contigo? Se sim óptimo mas pratica exercício fisico. Se não, pratica ainda mais! Ahah
O peso, para mim, não é um factor importante (se estiver controlado obviamente), há muitos outros a considerar primeiro. Acima de tudo, sentirmo-nos bem com nós próprias é o factor-chave!!


Margarida num dos famosos "treininhos de escada" com Vanessa Martins.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis