Saúde 06Fev

O que é a Estratificação de Risco?


No decorrer da Anamnese o praticante é sensibilizado para o seu nível de condição física de partida, relativamente a padrões e normas. É colhida a informação relevante para a prescrição do programa de exercício de forma consciente e personalizada.
 
No entanto, é preciso ter em conta a Estratificação de Risco para que se construa um plano de treino de acordo com as limitações físicas dos praticantes. O risco pode ser positivo ou negativo. Se existe um fator positivo, verifica-se a possibilidade de acontecer um evento cardiovascular, se existe um fator negativo, verifica-se que o risco desse evento cardiovascular acontecer é menor.

Os fatores de risco positivos são diversos: a idade, a existência de um familiar direto (pais, irmãos) com a ocorrência de um enfarte, a revascularização coronária ou quem faleceu com morte súbita antes dos 55 anos (pai ou irmão) ou aos 65 anos (mãe ou irmã), o tabagismo (até 6 meses após deixar de fumar), o sedentarismo (quem não atinge os 30 minutos de Atividade Física moderada pelo menos 3 vezes por semana há 3 meses), a obesidade (IMC maior ou igual que 30 cm ou perímetro da cintura maior que 102 cm para o Homem ou maior que 88 cm para a Mulher), a Hipertensão Arterial (PAS maior ou igual que 140 e/ou PAF maior ou igual que 90 mmHg), ou medicação anti-hipertensiva. O fator de risco negativo é só um, sendo ele o HDL (colesterol bom) maior ou igual que 60 mg/dl.
 
A soma dos fatores de risco positivo é a mais comum. Se HDL maior ou igual a 60 mg/dl deverá subtrair-se 1 fator de risco positivo, por exemplo:

  • 3 Fatores de Risco Positivos: HTA, Tabagismo e Sedentarismo
  • 1 Fator de Risco Negativo
  • Total de Fatores de Risco = 3-1= 2 Fatores de Risco.  
 
Desta forma, verifica-se que a Estratificação de Risco realizada ao longo da Anamnese é bastante importante para alertar os praticantes para o facto da existência da possibilidade de ocorrerem eventos cardíacos indesejáveis.
 
Ana Luísa PT Rodolfo Mata
O Rodolfo é Técnico Especialista em Exercício Físico e instrutor em várias aulas de grupo, como Indoor Cycling, Pilates, Localizada, Hiit, TRX, Abdominais, Alongamento e Postura.
Além disso, faz treinos personalizados ao domicílio e outdoor e conta com o serviço de coaching online de forma a ajudar os seus alunos a obter os seus objetivos (gerais e ou específicos) com Segurança, Rapidez e Eficácia.
Facebook
 










Vê também:



 

PUB

Sugestões Prozis