Alimentação 16Set

O que comer antes de dormir?


É um erro ir para a cama com muita fome, principalmente para quem quer emagrecer. Mas afinal, o que devemos comer antes de dormir? A regra é simples: optar por snacks simples e de absorção lenta.

Muitas pessoas tentam evitar o consumo de alimentos antes de dormir, pois acreditam que pode aumentar as reservas de gordura e levar ao aumento do peso. No entanto, isso não corresponde à realidade. O segredo é ter atenção ao que se come e apostar em alimentos simples que saciam. E porquê? À noite o nosso metabolismo fica mais lento, gastamos menos energia e os níveis de gordura aumentam, ou seja, a má escolha dos alimentos pode levar ao aumento de peso.

Quais são os alimentos que devemos evitar? Fácil! Alimentos gordurosos, bebidas estimulantes como o café ou o chá preto, doces, bolachas e refrigerantes.
 

O que comer antes de dormir?

Gelatina



Há gelatinas com um nível calórico muito baixo. É um snack leve e baixo em calorias. Outro fator que faz com que se fique saciado são as proteínas que a gelatina contém. 
 

Queijo quark



Podes consumir à ceia, com moderação. O queijo quark é rico em proteína, tem pouco açúcar e gordura.
 

Iogurte com canela



Tem proteína, cálcio e vitaminas do complexo B que ajudam a promover o trânsito intestinal e melhoram a saciedade. Contudo, há cuidados a ter: opta por iogurtes com baixo teor de açúcar, adicionando a canela que dará um sabor ótimo.
 

Nozes



As nozes são ricas em gordura monoinsaturada, selénio e proteínas, portanto equilibram os níveis de colesterol e saciam. Basta comeres três nozes para te sentires satisfeito. Esta quantidade já equivale a 80 calorias. 
 

Sementes de gergelim



As sementes são fonte de fibra, proteína e gordura mono e polinsaturada. Dez gramas de sementes de gergelim têm 59 calorias, por isso deves consumir este produto com moderação.
 

Bagas de goji



Uma mão basta para deixar-te saciado. É rico em antioxidantes, em proteína, ajuda a fortalecer o sistema imunitário e diminui os níveis de stress.
 

Flocos de aveia



Esta é uma sugestão mais direcionada para quem gasta muita energia durante o dia, por exemplo, atletas e pessoas que treinam muito. O ideal é adicionar uma ou duas colheres de aveia numa ceia saudável.
 

Um copo de leite morno



O leite é rico em cálcio e triptofano e ajuda a relaxar o corpo para ter uma boa noite de sono. Claro que o leite deve ser magro ou de soja e sem adição de açúcar, chocolate, etc.  


Uma chávena de chá


 

Há chás que são óptimos para acalmar o corpo e o estômago, como o chá de camomila e o chá de cidreira. 


Marinheiras de chia



Apenas duas ou três marinheiras são suficientes para saciar. Se necessário, também podes acompanhar com uma peça de fruta.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis