Alimentação 03Out

O que comer para acelerar a recuperação muscular?


Praticar exercício físico é fundamental, mas comer bem é que faz a diferença! Por isso, listamos alguns dos alimentos que ajudam a acelerar a recuperação muscular e deixá-los prontos para o próximo treino. 
 

O que comer para acelerar a recuperação muscular?


Ovos

São ricos em aminoácidos essenciais e são uma excelente fonte de proteína. Além disso, por ser rico em vitamina D, o ovo aumenta a síntese proteica – uma forcinha extra para a recuperação dos músculos.
 

Leite

É um dos melhores alimentos para comer depois do treino, com proteína e açúcar de absorção rápida, a combinação ideal de macronutrientes para suprimir as necessidades imediatas pós-treino.
 

Água

Após o treino, é fundamental repor os níveis de fluídos perdidos durante a prática de exercício físico, pelo que a hidratação tem um papel essencial, pois só assim é possível recuperar em pleno a função muscular e cardíaca e otimizar a regulação da temperatura corporal. 


Linhaça

Fonte de ômega-3, as sementes de linhaça têm efeito anti-inflamatório, o que ajuda a reduzir as dores musculares. Mais, a linhaça melhora a mobilidade das articulações e previne lesões.


Gengibre

As suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias aceleram a recuperação muscular e reduzem a fadiga. Além disso, alivia as dores musculares, uma vez que os seus compostos ajudam na descontração dos músculos, acalmando as contrações musculares e atuando como relaxante muscular. 
 

Canela

A canela melhora a sensibilidade à insulina e ajuda os hidratos de carbono a serem armazenados como glicogénio no músculo, o que tem um efeito positivo na reparação de tecidos por melhorar a síntese proteica. 
 

Açafrão/ Cúrcuma

São um poderoso anti-inflamatório, ricos em antioxidantes, que combatem a dor, inflamação e ainda acelera a recuperação muscular.
 

Carnes magras

A carne de frango e a carne de peru são excelentes alimentos para potenciar a síntese de tecido muscular. Contudo, é preciso ter atenção ao método de confeção utilizado e verificar que as peles e gorduras visíveis são retiradas.
 

Peixes gordos 

O salmão, o atum e a sardinha são bons alimentos para a recuperação muscular devido à sua composição em ácidos gordos polinsaturados Ómega 3, que possuem propriedades anti-inflamatórias. 
 

Banana

É uma boa fonte de hidratos de carbono, adequados para o pós-treino. A banana ajuda a repor os níveis de glicose e potássio no organismo.
 

Vegetais de folha verde escura 

Alimentos como os brócolos, agrião, rúcula, couve-de-bruxelas, espinafres e couve-galega, são ricos em substâncias que ajudam em processos como a eliminação de cortisol (hormona catabólica) e de radicais livres decorrentes do exercício físico e que atrasam a recuperação muscular. São, ainda, ricos em potássio, que está relacionado com as contrações e o relaxamento muscular.

 



 

PUB

Sugestões Prozis