Suplementos 20Set

Melhores Suplementos para Ganhar Massa Muscular


A hipertrofia é o processo fisiológico do aumento do volume da massa muscular. Neste processo, a dieta, o treino e a suplementação assumem uma grande importância. Mas engana-te se achas que os suplementos são uma espécie de milagre. É preciso aliar o seu consumo a uma boa alimentação e uma intensa atividade física. Muitas pessoas perguntam-se quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular. Nós ajudamos-te a fazer a escolha certa!

O principal objetivo dos suplementos é dar suporte em relação à nutrição, ou seja, fornecer os nutrientes necessários e requisitados para ajudar no ganho de massa muscular de forma mais prática e eficaz. Mas quando se fala em suplementos para ganhar massa muscular, o pensamento imediato é a proteína de soro de leite, mais conhecida por Whey. No entanto, vais perceber que quando o assunto é aumentar a massa muscular, há um mundo por descobrir para além da Whey.
 

Melhores Suplementos para Ganhar Massa Muscular

 

Proteína

A proteína é essencial na construção muscular, sem ela não há aumento de massa muscular. A suplementação em proteínas lácteas é a mais utilizada e a mais eficaz. No entanto, se sofres de intolerância ou sensibilidade ao leite, podes sempre utilizar proteína de ovo, de bife ou de soja para atingir os teus objetivos.
 

Whey

É o mais procurado para quem quer ganhar massa muscular. Estamos perante uma proteína que, não só contém todos os aminoácidos essenciais, como também apresenta um rápido esvaziamento gástrico e rápida absorção (daí a sua importância após o treino). 


Caseína

A Whey, apesar de estimular a síntese proteica momentaneamente, não impede o catabolismo que naturalmente ocorre durante a noite. Para corrigir esta falha, existe a Caseína, outra proteína do leite. A caseína é uma proteína de absorção mais lenta e constante, assegurando, por isso, a alimentação do músculo durante a noite. Assim, a caseína representa o suplemento do período de recuperação no sentido de prevenir o catabolismo e otimizar a recuperação muscular.


 

Creatina

A Creatina é um dos suplementos mais conhecidos na musculação e um dos mais efetivos também. Este suplemento está associado a um maior rendimento no treino, menor dependência de glicogénio e mais força, permite movimentar mais peso, logo promove um maior impacto no crescimento do músculo.


BCAA’S

O BCAA é um suplemento que também ajuda no ganho muscular. Formado por três aminoácidos, leucina, valina e isoleucina, ajuda no ganho de massa, evita o catabolismo e ajuda na recuperação do músculo. Além disso, é um suplemento muito útil para quem apresenta intolerância ou alergia às proteínas lácteas.
 

HMB

O HMB é um composto natural produzido durante o metabolismo da leucina, e que pode ser encontrado na soja, na carne de vaca e alguns peixes. O HMB tem sido associado a uma redução do catabolismo e inclui-se no grupo de suplementos com evidência no ganho efetivo de massa muscular.
 

Hidratos de carbono simples

Um erro que muitas pessoas cometem é eliminar os hidratos de carbono da dieta. Contudo, os hidratos de carbono são um suplemento essencial para ganhar massa muscular, pois alimentam o músculo e promovem a recuperação pós treino. Quais são os que deves ingerir? Hidratos de carbono simples, como o açúcar. Dentro dos açúcares simples, a dextrose é a melhor opção, ou a sacarose, também conhecida como açúcar de mesa.


 

Ómega 3

O Ómega 3 é um suplemento que facilita a recuperação. Durante a atividade física, em particular treino de resistência, ocorre danos musculares, que induzem uma resposta inflamatória, no sentido de promover a regeneração do tecido. No sentido de a contrariar, a ómega-3 atenua a elevação de marcadores inflamatórios e enzimas indicadoras de catabolismo, promovendo uma maior capacidade de recuperação e tolerância ao próprio esforço, que obviamente se poderão refletir em adaptações mais positivas e capacidade de treino.
 

Percursores de óxido nítrico

O óxido nítrico tem várias funções no nosso organismo, entre quais o aumento do fluxo sanguíneo aos músculos, possibilitando o transporte de mais oxigénio e outros nutrientes até eles. Com mais oxigénio e nutrientes a chegar ao músculo, o treino fica potencializado e o aumento de massa muscular também. O oxido nítrico pode também auxiliar na queima de gordura.


ZMA

A testosterona é a hormona responsável pelas diferenças morfológicas entre o sexo feminino e o sexo masculino e naturalmente, estimulante da síntese proteica. O ZMA é um estimulante hormonal, nomeadamente de testosterona livre. Neste sentido, a sua suplementação no período noturno, poderá contribuir para o ganho de massa muscular.
 

Multivitamínicos

As vitaminas e os minerais são essenciais para obter o máximo rendimento nos treinos. Muitas vezes, as pessoas subestimam os danos que a musculação pode fazer ao organismo. Mas o que acontece é que quando se treina intensamente, o organismo gera radicais livres, moléculas altamente reativas que danificam as células. Algumas vitaminas, como a vitamina A, C e E são potentes antioxidantes que neutralizam estas moléculas nocivas. Dentro dos minerais salienta-se o selénio.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis