Alimentação 03Mai

Manteiga ou Margarina, Qual a Mais Saudável?

Quem não gosta de um pãozinho quente ou de um bifinho com manteiga ou margarina? Aposto que não há muitos a dizerem que não. Uns são adeptos da manteiga, enquanto outros preferem da margarina.

Com o passar do tempo, a manteiga começou a ser associada a problemas de saúde. E logo surgiram as margarinas no intuito de diminuírem a percentagem de gordura contida na manteiga. Mas será que a margarina é mais saudável que a manteiga? Quais são diferenças entre estes dois produtos?

Manteiga ou Margarina, Qual a Mais Saudável?

Manteiga

Já existente há séculos, a manteiga é feita de nata de leite e por isso rica em gorduras saturadas e colesterol. Pelo seu alto teor em gordura animal, está associada ao aumento de colesterol e a problemas cardiovasculares.
 

Margarina

A margarina provém de óleos vegetais e para a sua fabricação necessita de passar pelo processo de hidrogenação para ficar firme, durável e apetitosa. Este processo leva à formação de gordura hidrogenada (trans), gordura muito prejudicial para a saúde. 
 

Manteiga ou margarina, qual a mais saudável?

A manteiga apesar de ter um pouco mais de calorias que a margarina é mais saudável do que a margarina. Pois esta contém gorduras trans altamente maléficas para o nosso organismo. Mas como pudemos ver tanto uma como a outra prejudicam a nossa saúde e por isso o melhor seria substitui-las por opções mais saudáveis.

Outras opções saudáveis:
  • Cremes de queijo fresco para barrar
  • Azeite extra virgem
  • Pastas de grão de bico ou soja
  • Pasta de amendoim 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis