Alimentação 13Set

Manteiga de Amendoim: Saudável ou Não?


A manteiga de amendoim é cada vez mais consumida pelas pessoas, ganhando fama de ser um produto saudável. Mas será que é mesmo? Tudo depende da sua composição. Atualmente, já existem no mercado manteigas de amendoim com a qualidade nutricional desejada, ou seja, com baixo teor de sal, açúcar e gorduras trans, e estas são opções seguramente mais benéficas e saudáveis para qualquer pessoa, independentemente da idade.
 
Quando se deve consumir manteiga de amendoim? A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, ou de alguma atividade física intensa, porque fornece muita energia. No entanto, também pode ser consumida como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher. 


Manteiga de Amendoim: Saudável ou Não?


Por si só, a manteiga de amendoim é saudável, no entanto, há que ter alguns aspetos em atenção. O amendoim é uma oleaginosa com elevado teor de gordura que, apesar de insaturada, não deixa de ter um valor energético elevado. O importante é ter a noção de qual e quanta quantidade deve comer.

Além disso, a manteiga de amendoim tem um baixo teor de hidratos de carbono. Sendo assim, e de forma a conseguir refeições com porções equilibradas de hidratos de carbono, proteína e gorduras, sugerimos que consuma manteiga de amendoim da seguinte forma:
  • Com fruta, como banana, por exemplo;
  • Evitar a sua ingestão com pão branco;
  • Com fontes de hidratos de carbono complexas como aveia ou pão/tostas integrais;
  • Excluir a junção de alimentos com alto teor de gordura;
  • Na sua forma mais simples.

 

Benefícios da manteiga de amendoim

 

1. Protege o coraçao



Tanto o amendoim como a manteiga de amendoim são ricos em gorduras boas que contribuem para a regulação do colesterol e a prevenção de doenças cardíacas. Uma sandes rápida de manteiga de amendoim é, de longe, mais saudável do que uma refeição rápida como um hambúrguer, e melhor do que um snack de batatas fritas ou algo semelhante. 
 

2. Boa para quem treina



Tem todos os nutrientes essenciais que garantem um bom desempenho no treino. Os hidratos de carbono, de baixo índice glicémico, fornecem energia de forma contínua. As proteínas, que em 100 gramas estão presentes em 27 gramas, o potássio, que evita cãibras, e ainda arginina, que além de ajudar na formação de massa muscular, reforça as defesas do corpo contra doenças. 
 

3. Torna a pele mais bonita



Consumir manteiga de amendoim ajuda a promover a formação de colagénio, a proteína responsável pela junção dos nossos tecidos, devido à presença forte de vitamina E. Isto faz também com que a pele se mantenha mais firme e mais jovem, por mais tempo.
 

4. Ajuda a saciar a fome

A manteiga de amendoim sacia e satisfaz a maior parte dos apetites. Como nunca vai conseguir ganhar a batalha contra a fome, a melhor aposta é ir comendo alimentos que alimentem e o mantenham satisfeito. Isto significa alimentos com proteína e fibra, como a manteiga de amendoim.

Experimenta comer uma fatia de pão integral ou de sementes com manteiga de amendoim e terá um snack perfeito.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis