Funcional 18Out

10 Instrumentos que deve ter em casa para criar o seu ginásio

Antigamente, treinar  envolvia aparelhos grandes desde as passadeiras, às elípticas, bicicletas, ou máquinas de musculação para cada parte do corpo.
Hoje em dia, podemos treinar igualmente bem sem a necessidade de todos estes objetos. Podemos usar apenas o peso do próprio corpo.  Chama-se a isso treino funcional.

Uma das grandes vantagens do treino funcional é que ele pode ser feito em qualquer lugar. Pode não utilizar material, mas também pode envolver algum, de modo a tornar o exercício mais eficaz e aumentar a dificuldade.

Com meia dúzia de objetos pequenos, práticos e baratos podemos fazer um treino super completo, tanto a nível da força, como da resistência, e termos o nosso próprio ginásio em casa.


1. Colchão
Estar em casa não significa que se pode deitar diretamente no chão para fazer os exercícios. Um colchão de ioga, é essencial para treinar em casa. É aqui que vai fazer uma série de movimentos como por exemplo: flexões, abdominais, pranchas, alongamentos e ainda exercícios para as pernas.


2. Corda
Um objeto muito simples, prático, barato e que não ocupa espaço nenhum, mas que serve perfeitamente para substituir as passadeiras ou elíticas nos treinos de componente cardiovascular.


3. Saco de boxe
Se odeia saltar à corda, então aposte num saco de boxe. Este é um material pouco dispendioso e duradouro, podendo ser utilizado de várias maneiras implicando sempre um dispêndio energético considerável.


4. Bola suíça
A bola suíça, ou fitball, é super barata e serve para vários exercícios de força de treino funcional. Além de potenciar o trabalho dos músculos (porque obriga o corpo a ter força de equilíbrio), também trabalha as componentes da estabilidade e mobilidade.


5. Fitas de treino em suspensão
TRX é a marca mais conhecida destas fitas em suspensão. Pode pendurá-las numa porta, em casa, e utilizá-las em vários exercícios que trabalham, desde o tronco, às pernas, ou abdominais.


6. Barreiras
Com estas barras pode trabalhar o tronco, desde o tríceps (com fundos), costas, ombros e peito com flexões.


7. Caixa de madeira
Não é por acaso que estas caixas de madeira estão em todas as boxes de CrossFit. Existem em diferentes tamanhos, com diferentes alturas, e servem para fazer exercícios pliométricos (explosivos), como saltos para cima da caixa, ou treinar as pernas com subidas e descidas e ainda para treinar tríceps, com fundos.


8. Bolas medicinais
Nos agachamentos, abdominais ou lunges, as bolas medicinais podem adicionar peso a todos os exercícios mesmo quando conjugados com outros materiais.


9. Barra de elevações
O objeto mais temido, mas, sem dúvida, o mais eficaz para trabalhar o tronco — desde as costas, aos braços, ou ombros. Pode pendurar esta barra na parede (também há opções para pendurar nas portas) e fazer vários tipos de elevações.


10. Caneleiras
E claro, não podiam faltar umas caneleiras para trabalhar as pernas e o rabo nesta lista. Este material serve como carga externa para vários exercícios de treino funcional, focados sobretudo nos membros inferiores do corpo, e tem como objetivo aumentar a potência do exercício.

Fonte: NIT



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis