Funcional 11Mai

A Importância do Treino Funcional

O treino funcional consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo: agachar, empurrar, girar, saltar e correr estão entre eles. Mas qual é a verdadeira importância do treino funcional para o teu corpo?

A principal característica do treino funcional são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado desejado, seja o fortalecimento dos músculos ou queima de calorias. Por outro lado, quem pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões, e aciona os músculos e articulações de forma global, desenvolve também coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.

Os exercícios são executados nos planos baixo, médio e alto, tanto vertical quanto horizontalmente. Para a realização das atividades, deve começar-se apenas pela utilização do próprio corpo. De acordo com a evolução, é possível incluir acessórios e aparelhos para aumentar os benefícios. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fitas, cabos, entre outros. A base dos movimentos naturais é o peso do próprio corpo. Diferente da musculação, que trabalha uma região em cada aparelho, o treino funcional exercita os músculos de forma simétrica durante todo o exercício.

A Importância do Treino Funcional

Com o treino funcional é possível melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência em todos os membros, aperfeiçoando assim a definição do corpo, aumentando o seu desempenho no treino e reduzindo o perigo de lesões degenerativas e dores.



Para além disso, o treino funcional apresenta resultados mais rápidos devido às diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar simultaneamente. Durante o treino, o sistema neuromotor (pernas e braços trabalhados ao mesmo tempo) é o mais utilizado, gastando assim mais calorias do que no treino convencional.

A proposta é de uma sequencia de exercícios com maior carga e menor repetição, dando um descanso maior entre os exercícios para que os músculos reponham as suas energias.

Por outro lado, não existem quaisquer restrições para o treino funcional, podendo ser praticado por qualquer pessoa. As mulheres normalmente dão ênfase a alguns grupos musculares como o rabo, enquanto os homens preferem trabalhar o tronco e os braços, mas a base dos exercícios é a mesma. O treino também é adequado para todas as idades, sendo adaptado para jovens e idosos. Pessoas que praticaram modalidades desportivas e atividades físicas ao longo da vida acabam sempre por se adaptar melhor ao treino.

Resumindo, o treino funcional é importante para diversas funções do organismo, além das funções estéticas. É essencial para o relaxamento e bom funcionamento do corpo. Para criares o teu treino funcional, deves consultar sempre um preparador físico.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis