Musculação 09Set

Importância do Descanso na Musculação


Treinar, treinar e treinar… Entre a vontade de conseguir melhorar cada vez mais o desempenho e conquistar o corpo ideal, muitos atletas esquecem-se de que o repouso é necessário e fundamental. Para a manutenção da boa saúde, o equilíbrio entre o desgaste causado pelos exercícios e a reposição proporcionada pelo repouso são essenciais. Compreende a importância do descanso na musculação!

Em algumas atividades, como a musculação, os ganhos reais acontecem durante o período de descanso. O crescimento muscular dá-se durante o período em que estás a descansar, ou seja, o repouso adequado conciliado com uma boa série de treinos e uma alimentação equilibrada irá maximizar os teus resultados. 
 

Importância do Descanso na Musculação


Durante os treinos de musculação os nossos músculos passam por um grande momento de stress, e é posteriormente nos momentos de repouso que o nosso corpo recupera e restaura todas as células e fibras musculares danificadas durante o treino. É durante este processo que a hipertrofia acontece.

Mas depois surge a pergunta comum. Quanto tempo preciso de descansar? Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Por uma simples razão: Por exemplo, para os praticantes de musculação, muitos afirmam que seja de 48h a 72h. No entanto, isso não significa que o músculo treinado esteja totalmente recuperado para uma nova série intensa de exercícios. Tudo depende de cada corpo. É de suma importância o atleta respeitar as suas individualidades, observando os seus períodos de sono e também o período de descanso de cada grupo muscular entre um treino e outro.

Como posso descansar após um treino de musculação? Dormir e adotar uma alimentação rica em proteínas. É muito importante respeitar todas as fases do desenvolvimento muscular, o treino, a alimentação e o repouso estão totalmente interligados! Para ganhares massa muscular deves dedicar-te ao máximo em cada fase.


 

Consequências:

Sabemos que são muitas as consequências para a saúde quando há falta de descanso para o corpo. A falta de um descanso adequado e de uma boa alimentação, aliada a uma carga intensa de exercícios (além do que o corpo é capaz de recuperar), pode resultar em overtraining, condição esta que impede o crescimento muscular e pode até acarretar perda muscular.
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis