Musculação 05Ago

Drop Set: O que é e quais os benefícios?


Entre as várias técnicas avançadas de musculação, utilizadas pelos frequentadores do ginásio, os drop sets são das melhores para hipertrofia muscular. É uma técnica intensa direcionada para o ganho de massa muscular. Em que consiste? Atingir a exaustão muscular com o máximo de peso possível.

É um método de treino que consiste em realizar o máximo de repetições possíveis, em um exercício, com determinada carga e imediatamente reduzir o peso para poder fazer mais repetições.

O drop set promove o ganho muscular através da fadiga/stress do mesmo grupo muscular, de uma simples forma. Quantas mais fibras musculares fatigar, mais profundas serão as ruturas nos músculos e, após o processo de regeneração, maior será também o crescimento dos músculos.
 

Drop Set: O que é e quais os benefícios?

Os drop sets têm a vantagem de levar os músculos ao limite num curto espaço de tempo, recrutando mesmo aquelas fibras mais teimosas, e consequentemente promover um maior aumento da massa muscular.

O Drop Set pode ser usado em qualquer treino, no entanto, como vai levar o teu músculo à exaustão fica muito difícil treinar o mesmo músculo 2 vezes no mesmo dia. O mais aconselhável é usar a técnica para o último exercício do músculo.


Cuidados a ter no drop set

Sendo uma técnica muito exigente, não é recomendada a iniciantes. Para os praticantes assíduos é recomendado que utilize a técnica apenas uma vez por semana por cada grupo muscular, caso contrário, o corpo pode atingir o estado de overtraining. Mas claro, tudo pode depender de fatores como descanso, nutrição, intensidade do treino e frequência

Para que a monotonia não se instale sempre que treinas, o que impede o teu desenvolvimento muscular, utiliza este método apenas no final do treino. Usar esta técnica é uma excelente forma de melhorares os teus resultados. Mas, por ser uma técnica avançada, há cuidados a ter.

Exercícios como o supino, agachamento ou leg press a 45º são exercícios com elevado risco de lesão.

Queres usar a técnica Drop Set? Podes incluir no teu treino de bíceps!

1. Curl Alternado com Halteres – 4 x 16 (8 repetições em cada braço).
2. Curl Martelo – 4 x 8.
3. Curl Concentrado 4 x 8.
4, Curl Direto – Começa a fazer 15 kg de cada lado (ex. 9 repetições) até conseguires não aguentar mais, baixa para 10 kg e vai novamente à exaustão (ex. 10 repetições), baixa para 7 kg e vai até à última (ex. 6 repetições). No total vais fazer 25 repetições sem descanso, o que provavelmente vai levar o teu músculo ao limite.

 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis