Nutrir a mente 23Ago

Dicas para te manteres próximo da rotina em período de férias


Ir de férias, ao contrário do que seria suposto, pode tornar-se realmente stressante e preocupante para alguém que está a seguir um plano alimentar e tem os seus objetivos bem definidos. Uma estratégia útil para aliviar este desconforto é traçar um plano antes de viajar.

O ideal é cerca de uma semana antes, criar uma estratégia em termos alimentares. A ideia é que, todos os dias, até ao dia da partida, se possa relembrar das decisões tomadas.

Decida quão rigidamente quer seguir o seu plano alimentar, especificamente que exceções pretende fazer e se considera poder recuperar algum peso já perdido, ainda que mínimo. Estas decisões são individuais, mas poderá fazê-las com o aconselhamento dos profissionais que o acompanham.

Algumas pessoas sentem-se melhor se tentarem seguir o seu plano alimentar o mais próximo possível, mesmo quando estão de férias, para que não ganhem peso algum durante este período. No entanto, para muitas pessoas, esta estratégia acaba por ser irrealista. Se o plano for demasiado rígido e acabar por não conseguir cumprir, pode acontecer algum ganho de peso ao acabar por abandoná-lo completamente, devido à desmotivação e frustração.

Optar por uma das seguintes estratégias costuma ser útil:

  • Seguir quase na totalidade o seu plano habitual, permitindo-se a consumir por vezes algum alimento que não faz parte da sua rotina alimentar;
  • Seguir normalmente o seu plano, todos os dias, permitindo uma refeição livre no último dia de férias.

Utilizar uma destas estratégias pode causar um pequeno ganho de peso (assumindo que os “deslizes” não serão em demasia), o que será bastante razoável e certamente muito mais positivo do que se não controlar de todo a sua alimentação em todas as refeições, todos os dias.

Sentir-se-á muito melhor consigo própria se isto for algo que decida antecipadamente. Naturalmente não se vai sentir muito bem se tentar não ganhar peso algum e acabar comendo mais do que o planeado, resultando realmente em algum ganho de peso.


Dicas para te manteres próximo da rotina em período de férias


Algumas estratégias úteis:
  • Exercite-se mais. Uma caminhada na praia ou ao fim do dia ou optar mais vezes por se deslocar a pé, já poderão fazer a diferença. É frequente existiram várias atividades desportivas ao ar livre, procure algo perto de si e arrisque-se a experimentar algo novo. Se tiver ginásio ou um parque perto de si, considere utilizá-los, pode até desafiar a sua família!
  • Opte por um brunch em vez de pequeno-almoço e almoço. Se o plano é dormir até mais tarde do que o habitual, combine estas duas refeições. Acabará por ingerir menos alimentos do que realizando as duas em separado e possivelmente com pouco tempo de intervalo.
  • Leve sempre comida consigo. Se prevê fazer uma longa viagem, o melhor é levar alguns dos seus alimentos habituais. Em viagem, poderá ser difícil encontrar produtos que cumpram as diretrizes do seu plano. Se vai para o estrangeiro, tenha atenção às diferenças horárias ao programar as suas refeições para que não faça refeições extra. Procure informar-se se o local para onde vai tem frigorifico, inclusivamente se vai para um hotel. Quando chegar ao seu destino, visite um supermercado e abasteça-se, tendo especial atenção aos snacks!
Durante as refeições…
  • Planeie o que vai comer. Hoje em dia, através da Internet, facilmente acedemos aos menus dos restaurantes. Informe-se e analise quais as melhores opções para si.
  • Converse com o empregado sobre o modo de preparação dos alimentos e não hesite em sugerir substituições. Muitas vezes são fáceis de fazer e serão bem-recebidas.
  • Se estiver numa refeição tipo buffet analise, em primeiro lugar, todas as opções, antes de começar a servir o seu prato.
  • Antecipe os possíveis pensamentos sabotadores que pode ter. Pensamentos como “Não faz mal eu comer mais, toda a gente está a fazê-lo”, “Amanhã recomeço”, “Vou comer tudo aquilo a que tenho direito para que o meu dinheiro seja bem aproveitado”, entre outros.
  • Apesar de estar acompanhada, procure não se distrair totalmente da refeição e comer calmamente, ir pousando os talheres, tomando atenção aos sabores, cheiros e texturas da comida.
  • Planeie como vai tolerar as tentações. O que pode dizer para si própria? O que pode fazer?
  • Quando a sua comida chegar, defina a porção que vai comer. Coloque de parte a porção que não vai comer.
  • Avalie o seu sucesso. No regresso, avalie como correu a sua refeição. Se não conseguiu cumprir o que havia decidido: O que aconteceu? O que poderá fazer diferente da próxima vez? 
No regresso a casa…

Está a voltar para casa e tentou realmente seguir o seu plano alimentar o mais próximo possível enquanto esteve fora.

Reflita: Como correu? Deve estar orgulhosa/o de todas as vezes que conseguiu! Mas ainda assim é provável que esteja com receio de ver o resultado na balança. Diga para si própria/o: Quando me for pesar, é possível que tenha ganho algum peso... Assim que chegar a casa, ao ter maior controlo na minha alimentação e ambiente, vou perdê-lo novamente!

Faça desta viagem de regresso a casa a transição simbólica do período de férias para o retorno à sua alimentação saudável. Não necessita de tentar perder rapidamente esse peso com restrições severas. Volte simplesmente aos seus hábitos saudáveis e em poucos dias atingirá o seu peso habitual!
 

Boas férias! 

Psicóloga Clínica Cláudia Esteves

claudiaestevespsi@gmail.com

Nutrir a Mente | Facebook | Instagram



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis