Entrevista 04Jul

À conversa com... Vânia Ribeiro // Made By Choices

Vânia Ribeiro é a autora do blogue Made by Choices. Com pouco mais de um ano, o blogue surgiu da vontade de partilhar ideias, conselhos, receitas e artigos sobre alimentação e vida saudável. O objetivo? Inspirar os outros! O Clube Fitness esteve à conversa com Vânia Ribeiro do blogue Made By Choices.

Para a blogger, o ritmo de vida, a falta de tempo, os filhos, fatores económicos, são muitas vezes apontados como entraves para conseguir uma vida mais equilibrada e saudável. Mas também constatou que a falta de informação é um dos fatores determinantes. "Não sabemos onde mudar ou o que mudar", afirma Vânia.

O gosto e a paixão pela temática da saúde natural e por estilos de vida mais saudáveis começou em 2007, quando Vânia decidiu fazer o curso de Naturopatia. Mas quando terminou em 2011, essa paixão cresceu e desde então utiliza os conhecimentos adquiridos para ajudar os outros.

Assim, tudo aquilo que partilha no blogue Made By Choices são artigos de opinião pessoal e pesquisa tendo como base a minha formação académica. E adianta: "Não existem verdades absolutas ou formas certas e erradas, cada pessoa é única e livre de fazer as suas próprias escolhas." Vânia partilha alternativas saudáveis para alimentos comuns, receitas - maioritariamente vegetarianas -, conhecimentos e ideias.
 

À conversa com... Vânia Ribeiro // Made by Choices


O que motivou a criação do blogue “Made by Choices”?
O “Made by Choices” surgiu em Janeiro de 2015. O que me motivou a criar o blogue foi a vontade de partilhar o meu conhecimento com outras pessoas, numa escala maior e não só em contexto clínico. Percebi que existem cada vez mais pessoas à procura de uma vida mais saudável, mas a dificuldade começa quando não sabemos como mudar os nossos velhos hábitos já enraizados.
Outra razão que me levou a criar o blogue foi a minha própria mudança ao nível da alimentação. Todo o processo e reeducação alimentar para uma alimentação mais natural e 100% vegetariana. Por esse motivo, o blogue é muito direccionado para esse tema. Ajudar e inspirar a fazer escolhas conscientes e mais saudáveis!
 
Quando começou o gosto e a paixão pela saúde natural e por estilos de vida mais saudáveis?
A paixão pela saúde natural começou quando iniciei o curso de Naturopatia em 2011, embora nessa altura ainda não tivesse consciência do real impacto que a alimentação e os estilos de vida têm na nossa saúde. Foi um gosto e uma paixão que nasceu de forma gradual e que hoje implemento no meu dia-a-dia.
 
Hoje em dia, com a correria da rotina, o que consideras fundamental numa alimentação saudável?
O consumo de alimentos no seu estado mais natural possível (frutas e vegetais). Muitas vezes optamos por alimentos embalados ou já pré-feitos pois são “práticos” e “não temos tempo para cozinhar” e esquecemos que esses alimentos são a base da nossa energia para enfrentar a correria do dia-a-dia. Não precisamos gastar horas na cozinha para comer bem, precisamos sim, saber escolher.


 
Quais os principais desafios que encontras no teu estilo de vida?
Eu tenho uma alimentação 100% vegetariana, não consumo carne, peixe nem derivados de origem animal. O principal desafio é comer em restaurantes que não sejam vegetarianos (nem sempre é fácil comer saudável e nutricionalmente equilibrado).
 
Há quanto tempo te tornaste vegetariana? Quais as mudanças que notas na sua saúde e bem-estar?
Deixei de comer carne há 2 anos, o peixe há quase 1 ano, os derivados foram de forma mais gradual e há menos tempo. As mudanças são mais notórias ao nível da vitalidade, sinto-me com mais energia e foco. Deixei de ter dores de cabeça frequentes e o cansaço constante ao longo do dia.
 
Qual é a tua opinião sobre esta nova tendência dos sumos detox?
Não sou muito apologista da palavra “detox” em si. Pois o nosso corpo tem a capacidade de desintoxicar quando lhe damos os alimentos corretos e reduzimos ou eliminamos os alimentos processados da nossa alimentação. Não quer dizer que não goste de sumos (de vegetais e fruta), mas devemos apostar na mudança de hábitos alimentares consistentes e não por um curto período de tempo.


 
Qual é o teu prato favorito?
Bolonhesa de lentilhas.
 
Praticas desporto? Que tipo de exercícios?
Não sou fã de ginásios (confesso), por isso prefiro desportos ao ar livre como corrida, caminhadas e yoga.
 
Qual é o próximo passo para o " Made by Choices"? Que projetos podemos esperar em 2016 (workshops/showccokings)?
O Made by Choices tem muitos projectos para 2016/2017 mas que ainda não posso revelar. Irei ter workshops ainda este mês (espero) mas serão mais frequentes a partir de Setembro.
 
Que conselhos podes dar aos seguidores que consumam diariamente a típica comida portuguesa?
A comida portuguesa não é necessariamente má, mas hoje em dia comemos em grandes quantidades, com muito sal, muitos produtos de charcutaria (presunto, chouriço, fiambre), muito pão branco, muitos refinados. Os conselhos que posso dar é vermos quais os hábitos alimentares dos nossos avós e perceber o que mudou para os dias de hoje.







 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis